Notícias

Dirigentes sindicais debatem sobre “Sindicato que Temos ao Sindicato que Queremos”

"O velho ainda não está morto e o novo ainda não nasceu”. Bertolt Brecht (1898-1956)

 

A direção do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) reuniu presencialmente dirigentes sindicais para refletir sobre o “Sindicato que temos ao sindicato que queremos”. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (14). O tema foi apresentado a partir de uma videoaula do Ciclo de Estudos e Debates em plataforma digital, organizado pelo educador popular Emilio Gennari.

 

A secretaria de Formação do SEEB/SE, Helaine Freire Evangelista (funcionária da Caixa Econômica Federal) fez uma síntese da videoaula e da biografia de Emilio Gennari: um dedicado teórico e ativista que vem promovendo cursos online de formação político sindical. Segundo a divulgação do próprio Gennari, o objeto central dessa formação é buscar repostas ao enigma que se apresenta à classe trabalhadora no Brasil do século XXI.

“A partir da exibição da videoaula, aconteceu um rico debate onde os dirigentes sindicais apresentaram suas expectativas e os desafios para a organização de classe”, afirmou a presidenta do SEEB/SE Ivânia Pereira.  

Considerando o atual momento de destruição dos direitos da classe trabalhadora e das dificuldades de organização sindical, Ivânia Pereira destacou a importância do sindicato. “Antes de qualquer análise, precisamos ter em mente a trajetória de luta e resistência da nossa entidade. Precisamos reconhecer que antes de nós outros dirigentes deram vida à nossa organização. Reconhecer o que foi feito, avaliarmos os desafios atuais para seguirmos adiante”.

 

Assista pelo Youtube:

Do Sindicato que Temos ao Sindicato que Queremos - Emilio Gennari

https://youtu.be/jCPq8BcxW7Y