Notícias

Feebbase e sindicatos protestam contra demissões no Bradesco

Os sindicatos e a Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (Feebbase) realizaram manifestações em agências do Bradesco de Aracaju, Feira de Santana, Itabuna e Salvador na manhã desta quarta-feira (27/10), para protestar contra a política desrespeitosa do Bradesco, que demitiu centenas de trabalhadores mesmo durante a pandemia do coronavírus.

Apesar dos lucros bilionários, o segundo maior banco privado do país fechou 8.547 postos de trabalho e 1.088 agências em doze meses. O reflexo desta postura é sentido pelos bancários remanescentes, que estão sobrecarregados, e também pelos clientes, que são obrigados a enfrentar longas filas nas unidades do banco que continuam abertas.

O presidente da Feebbase, Hermelino Neto, participou do protesto em Salvador, denunciando a falta de empatia do Bradesco com milhares de funcionários que foram demitidos, mesmo diante das graves crises sanitária e econômica enfrentadas pelo Brasil neste momento.

 

27.10 dia de luta bradesco sergipe 8ccb7

Em Aracaju, o Sindicato de Sergipe realizou um ato relâmpago na agência do Bradesco do Hiper Bompreço, localizada na Avenida Gonçalo Prado. Além de conversar com os bancários e bancárias, os dirigentes sindicais usaram um carro de som para denunciar o lucro do banco e o número de demissões nos últimos meses. A imprensa regional repercutiu o ato. 

 

27.10 dia de luta bradesco feira 2 c4197

Sindicato de Feira de Santana realizou manifestação na agência 3516, onde também funciona a diretoria Regional do banco. Os sindicalistas denunciaram a postura do Bradesco, que não prejudica somente os trabalhadores demitidos, que dificilmente encontrarão realocação neste momento, mas também os que permanecem no banco, cada vez mais sobrecarregados, além dos clientes, que ficam com o atendimento precário e também o país, pois os cortes inflam ainda mais a taxa de desemprego, onerando a seguridade social.

 

27.10 dia de luta bradesco itabuna dd952

Em protesto contra as demissões, o Sindicato de Itabuna e Região promoveu uma manifestação em frente à agência do Bradesco de Itabuna, salientando o acordo firmado entre o banco e o movimento sindical, que previa a não demissão em meio à pandemia. A empresa, porém, não cumpriu o acordado, e continua pressionando seus funcionários, gerando transtornos psiquiátricos já relatados em várias agências em virtude da sobrecarga de trabalho e o medo constante da demissão.

 

27.10 dia de luta bradesco ssa b8d9d

Em Salvador, o Sindicato da Bahia realizou uma manifestação na agência Bradesco Capemi, no Iguatemi. No ato, os dirigentes cobraram respeito aos funcionários, que dão duro diariamente para atender os clientes e vivem apreensivos com medo de serem desligados no final do dia, e aos correntistas, que são abrigados a esperar horas na fila para serem atendidos e ainda ficam expostos ao vírus, em plena pandemia de Covid-19.

FONTE: Portal da Feebbase