Notícias

Encontro Estadual da Bancária será neste sábado (04/12)

Debates atuais sobre o feminismo e atividades culturais e de entretenimento: entrega de kits de boas-vindas, Café da Manhã, sorteio de brindes, apresentação teatral e ainda serão disponibilizados serviços profissionais de estética e de massagens e Almoço de Confraternização

 

Click aqui e se inscreva: https://forms.gle/QfzhNmsXciWErLfR9

O aguardado I Encontro Estadual da Mulher Bancária vai acontecer no dia 04 de dezembro (sábado), a partir das 8h. O evento tem a missão de conquistar as presenças das bancárias do setor público e privado de Sergipe. Presencialmente, o Encontro será no Espaço de Multieventos do Sindicato do Fisco de Sergipe (SINDIFISCO/SE), localizado Rua Jornalista João Batista de Santana, 1914 - Coroa do Meio, Aracaju - SE.

 

“Para além de palestras e debates atuais e instigantes que abordem o feminismo, a programação está repleta de atividades culturais e de entretenimento, como entrega de kits de boas-vindas, Café da Manhã, sorteio de brindes, apresentação teatral. Ainda estaremos disponibilizando para as colegas bancárias serviços profissionais de estética e de massagens. No final teremos um Almoço de Confraternização”, anuncia a presidenta do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), Ivânia Pereira.

Após a mesa solene com a participação de personalidades e lideranças locais e de mulheres ativistas, a palestra principal com o tema “Não se trata apenas de direitos da mulher - o feminismo hoje: Velhas questões, novas ideias”, será proferida pela presidenta nacional da União Brasileira das Mulheres (UBM), Vanja Andrea.

 

Mesas temáticas

Com o objetivo de estimular ainda mais as conversas e debates sobre a questão do feminismo, estão previstas também uma mesa redonda com a participação de várias militantes sociais e ativistas. Veja os temas e um pouco do perfil das convidadas:

 

Assédio no Ambiente de trabalho’, com Ellen Nataly Pereira dos Santos: jovem advogada com atuação na área trabalhista e militante da Juventude Socialista. É a secretária de Organização da UJS/SE, secretária de Comunicação da UBM/SE e dirigente estadual do PC do B/SE.

 

‘Os Diversos Tipos de Violência’, com Magna Sousa Silva:  assistente Social, pós-graduada em "A Política de Assistência Socil Sob a Perspectiva de Direitos; membro do Comitê Sergipano pelo Desarmamento e em Favor da Vida; membro do Conselho da Comunidade na Execução Penal; foi presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e vice-presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher; coordenou a Casa Abrigo Professora Núbia Marques; foi voluntária em ações da UBM Sergipe. Atualmente é membro do Conselho Municipal de Proteção à Pessoa Idosa e coordenadora da Casa Lar Nalde Barbosa Barreto.

 

‘Como a Educação Contribui para o Empoderamento Feminino’, com Erika Leite Santana: geógrafa; servidora Pública Estadual; coordenadora de Políticas para as Mulheres do Governo do Estado; presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e vice-presidenta da (UBM/SE).

 

*‘Contribuições para uma Nova Sociedade em que uma Vida sem Violência e com Igualdade seja um Direito das Mulheres’, com Maria da Pureza Sobrinha: aposentada pelo Banco do Brasil é a presidenta da UBM/SE, diretora da CTB/SE e secretária da Mulher do Partido Comunista do Brasil (PC do B). Com larga trajetória no movimento emancipacionista, participou da fundação da UBM e foi presidenta do Conselho Estadual do Direito da Mulher/SE, na gestão 2013/2014.

 

Mesa de Abertura

 

Na Mesa de Abertura, o I Encontro da Mulher Bancária contará com as participações de outras mulheres ativistas sociais e sindicais:   

 

Solange Maria Silva, diretora de Relações Intersindicais Sindicato do Fisco de Sergipe (SINDIFISCO/SE)

Elma Andrade Santos, Vice-presidenta do Sintrase e membro do Comitê Estadual do PCdoB/SE e da CTB Sergipe

Joelma Dias Silva, professora aposentada da rede municipal e estadual; presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher/Aracaju, secretária de Organização da CUT/SE e coordenadora da Marcha Mundial de Mulheres/ Aracaju

Vanja Andréa Santos, professora e ativista é formada em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e cursa a Acadêmica de Direito pela FAMETRO; presidenta nacional da União Brasileira de Mulheres (UBM); membro do Conselho Nacional de Saúde (CNS), onde coordena a Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher (CISMU/CNS); membro do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), onde coordena a Comissão de Monitoramento de Políticas Públicas.

Ivânia Pereira da Silva, atual e a primeira mulher eleita como presidenta do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) e vice-presidenta Nacional da CTB. Formada em Administração de Empresa, é funcionária do Banco do Estado de Sergipe (Banese) desde 1982. Ainda em sua trajetória político-social, Ivânia Pereira foi a primeira mulher eleita vereadora na cidade de Pirambu/SE e ocupou os seguintes cargos: secretária Nacional das Mulheres da CTB, membro do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e da União Brasileira das Mulheres (UBM) nacional e local.

 

Prevenção à COVID-19

Para evitar a propagação da Covid-19, durante o evento, serão resguardadas medidas sanitárias (uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool e gel e controle de número de participantes).

 

Serviço

O quê? I Encontro Estadual da Mulher Bancária

Quando? 04 de dezembro de 2021 (sábado), a partir das 8h

Onde? Espaço Multieventos do Sindicato do Fisco de Sergipe (SINDIFISCO), localizado Rua Jornalista João Batista de Santana, 1914 - Coroa do Meio, Aracaju - SE.

                                                      Click aqui e se inscreva: https://forms.gle/QfzhNmsXciWErLfR9