Notícias

Sindicato comemora os 161 anos da Caixa e reforça luta contra privatização

Ivânia Pereira alerta para os riscos de Bolsonaro e do Ministério da Economia entregarem setores da empresa pública para o mercado privado

Para comemorar os 161 anos da Caixa Econômica Federal e, mais uma vez, para denunciar o projeto de privatização da empresa pública, hoje pela manhã (12/01) o Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) surpreendeu as empregadas e empregados da Agência Serigy com um grande bolo confeitado.

A presidenta e o diretor Administrativo do SEEB/SE, respectivamente, Ivânia Pereira e Cláudio Cerqueira fizeram uma breve saudação à história da Caixa e destacaram a importância, o esforço e o comprometimento dos funcionários (as) na operacionalização do pagamento do auxílio emergencial para a população brasileira durante a pandemia do novo vírus, Covid 19. Antes de cortar o tradicional bolo, juntos sindicalistas e empregados (as) cantarolaram o ‘Parabéns à Caixa’, pela relevância desses 161 anos de existência. Fatias do grande bolo foram distribuídas em vários setores da agência.  

“Chegará a hora do reconhecimento público quanto ao papel desempenhado pela Caixa e pelos seus empregados, nesses momentos mais difíceis, durante o atendimento à população que mais precisa, mesmo colocando em risco a própria saúde e de seus familiares. Esse reconhecimento público deverá chegar às pessoas que ainda não compreendem a importância de se ter uma empresa como a Caixa, 100 pública. Caberá a nos também levarmos da melhor forma possível essas informações, para conscientizarmos à população sobre a importância de termos uma empresa como a Caixa. O sindicato não vai fechar uma bandeira em defesa da Caixa. O Brasil precisa, o povo precisa desta instituição. Não vamos permitir que o atual governo federal como o Ministério da Economia que nada contribuíram com essa empresa e  que a única proposta que apresentam é vendê-la para o setor privado", afirmou Ivânia Pereira.   

Segundo o próprio banco público, apenas em 2020, mais de 120 milhões de cidadãos do país utilizaram a instituição para acessar algum benefício social. Hoje, a Caixa está presente em 97% dos 5.570 municípios brasileiros. O banco é responsável por viabilizar políticas públicas como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa;  financiamento da casa própria e o acesso ao ensino superior como o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

Ascom do SEEB/SE