Notícias

Em Aracaju, ato na porta do Santander condena abertura de agência aos sábados

Sindicato dos Bancários de Sergipe se reúne com funcionários e funcionárias do banco espanhol, entra com ação na Justiça e lança a campanha *#SANTANDER,SÁBADONÃO!

Mesmo com atual gravidade da pandemia, com aumento de mortes e casos positivos para Covid-19 com fechamento de agências, o Santander arbitrariamente anunciou que abrirá as 3000 agências em todo o país no próximo sábado, 22 de janeiro, das 10h às 14h.  A medida fere a jornada de trabalho da categoria que é de segunda a sexta-feira.

Na capital sergipana, o Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) entrou com ação contra o medida, fez reunião com funcionários e funcionárias de uma das agências do Santander e lançou a campanha com a hashtag #SANTANDER,SÁBADONÃO! O ato e lançamento da campanha aconteceram nesta sexta-feira (21), na agência localizada na Travessa José de Faro.

Categórica, a presidenta do SEEB/SE, Ivânia Pereira afirmou que o movimento sindical está se movimentndo para impedir a concretização do anúncio.

O diretor de Comunicação do sindicato, Adilson Azevedo informou que a medida é unilateral: "O Santander sem nenhuma negociação com o movimento sindical ou aviso prévio aos bancários e bancárias) divulgou a medida no último domingo (16), durante o programa Fantástico da Rede Globo, pegando os trabalhadores e trabalhadoras de surpresa”.

Ação na Justiça

Ivânia Pereira afirmou que “o Departamento jurídico do SEEB/SE entrou com ação civil pública contra o Santander para impedir a abertura das agências neste sábado (22) e para evitar futuras aberturas nos sábados e domingos subsequentes”.

Representando o SEEB/SE, segundo o advogado Trabalhista Deni Arciere, a ação foi ajuizada ontem (20/01) com pedido de tutela antecipada de urgência. “Aguardamos o posicionamento da Justiça ainda na data de hoje, garantindo a aplicação da legislação trabalhista e da conquista histórica da jornada especial dessa  categoria”, Deni Arciere.  

Por Déa Jacobina Ascom SEEB/SE

Veja também:

CARTA DOS SINDICATOS QUESTIONA ABERTURA DE AGÊNCIAS DO SANTANDER NO SÁBADO

#SÁBADONÃO! SINDICATO DOS BANCÁRIOS PEDE AO SANTANDER QUE RESPEITE A JORNADA DE TRABALHO

https://www.bancariose.com.br/conteudo/23999/sabadonao-sindicato-dos-bancarios-pede-ao-santander-que-respeite-a-jornada-de-trabalho