Notícias

24ª Conferência aprova prioridades dos bancários da Bahia e Sergipe

24ª Conferência como Maria das Graças Gomes, em homenagem à diretora do Sindicato da Bahia e funcionária do Bradesco, que venceu a covid-19,

Depois de um intenso debate, os delegados e delegadas da 24 ª Conferência dos Bancários da Bahia e Sergipe aprovaram neste sábado (14/5), uma pauta de reivindicações para a campanha nacional 2022, tendo como prioridades reposição da inflação e 5% de aumento real nos salários, valorização do piso, reajuste diferenciado no vale alimentação e vale refeição, manutenção dos direitos e proteção à saúde da categoria.

A pauta inclui ainda a defesa do emprego, aumento maior na participação nos lucros e resultados (PLR), teletrabalho, saúde e condições de trabalho, terceirização, aumento real e valorização do piso, fim de metas abusivas que adoece os trabalhadores, defesa dos bancos públicos e da democracia, defesa do crédito com juros baixos para impulsionar o crescimento econômico e distribuição de renda, realização de uma campanha de conscientização, prevenção e combate ao adoecimento psicológico da categoria.

No campo geral, a Conferência aprovou ainda o apoio à candidatura do ex-presidente Lula para a Presidência da República e de candidaturas nas eleições 2022, que defendam os direitos, os bancos públicos e a pauta da classe trabalhadora, além de montar comitês de luta para debater a reconstrução do Brasil que a gente quer e defender a democracia.

 

Conferência exitosa

A Conferência Interestadual foi o primeiro evento presencial dos bancários da Bahia e Sergipe após a pandemia da covid-19 e contou com a participação de 266 trabalhadores, sendo 199 homens e 77 mulheres.

Entre as propostas aprovadas na plenária final, está nomear a 24ª Conferência como Maria das Graças Gomes, em homenagem à diretora do Sindicato da Bahia e funcionária do Bradesco, que venceu a covid-19, após quase dois meses internada e entubada.

“Foram dois dias de muitos debates, a marca da nossa Conferência foi a democracia. Os delegados e delegadas aprovaram propostas que têm como objetivo criar um ambiente na categoria bancária para defender todas as nossas pautas. Mas, não só a questão econômica, que é importante, mas que possam avançar na garantia de direitos. Nosso objetivo nessa campanha também é esclarecer as pessoas sobre a necessidade da participação dela na reconstrução do país. A Conferência foi muito exitosa e vamos remeter todas as propostas para a Conferência Nacional e espero que elas sejam aprovadas”, ressaltou o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto.

Fonte: Portal da Feebbase