Rádio Resistência

Notícias

21/06/2022

Colômbia: vitória de Petro fortalece a esperança

A vitória de Gustavo Francisco Petro e da ativista negra Francia traz esperança não apenas para o povo colombiano. O resultado histórico das eleições do último domingo (19) na Colômbia é motivo para celebrar a possibilidade da paz, da justiça social e ambiental nos países da América do Sul.  

A Colômbia vive um longo processo de guerra civil, com efeitos trágicos não apenas sobre a população mais vulnerável, mas também sobre a classe média e os ricos que são sequestrados e envolvidos na violência de paramilitares e guerrilheiros.

O resultado eleitoral derrubou a manutenção das politicas de entreguíssimo das riquezas colombianas a multinacionais que tem efeitos nefastos sobre as populações negras e indígenas das aldeias.

O país possui a segunda maior população da América do Sul, que é constituída a partir da mistura entre índios, africanos e europeus, sobretudo, espanhóis. Essa diversidade representa um rico patrimônio cultural. A diversidade ecológica também torna a Colômbia um dos países mais ricos biologicamente, com maioria de florestas tropicais.

Gustavo Petro e Francia Márquez festejam a vitória eleitoral l Foto: Télam