Notícias

Campanha Nacional 2022: primeira rodada com a Fenaban, bancários definem temas da negociação

Comando dos Bancários volta a se reunir nesta sexta-feira (24/06) para preparar o debate da nova mesa de negociação com a Fenaban

O presidente interino do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), Everton Castro participou da primeira reunião do Comando Nacional de Negociação dos Bancários com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), realizada na tarde de ontem (22/06), por vídeo conferência.

Segundo Everton Castro, na mesa de negociação ficou definida a ordem e os temas a serem debatidos durante as sete (07) primeiras rodadas de negociação com os bancos.

Agenda das mesas de negociação:

‘Emprego e Terceirização’ serão o primeiro assunto em discussão, que acontecerá na próxima segunda-feira, dia 27/06. Em seguida no dia 06/07 (quarta-feira), serão debatidas as Cláusulas Sociais e Segurança Bancária. No dia 22/07 (sexta-feira) tratará sobre o Teletrabalho Já no dia 28/07(quinta-feira), Igualdade de Oportunidades.

Dando continuidade no dia 01/08 (segunda-feira) o tema será Saúde e Condições de Trabalho. A partir do dia 03/08 (quarta-feira), começa as negociações sobre as Cláusulas Econômicas e por último no dia 11/08 (quinta-feira), a continuação das Cláusulas Econômicas.

 

Além da definição dos temas, também foram tratadas outras questões como a demissão em massa pelo Mercantil do Brasil no Rio de Janeiro; o abono do banco de horas negativas, gerado em decorrência da pandemia e a retirada de pauta do PL 1043/2019, que propõe a liberação da abertura de agências bancárias aos finais de semana.

“A primeira reunião foi positiva à medida que nos possibilitará um significativo avanço no período das negociações com os banqueiros. Consideramos uma decisão acertada do nosso Comando de Negociação a antecipação da nossa Campanha Salarial e que também buscou definir logo nessa primeira reunião o calendário de rodada de negociações, o que vai nos permitir chegarmos o mais breve possível ao processo negocial”, avaliou Everton Castro.

MAIS LUTAS

Com o início das negociações com a Fenaban, o Comando dos Bancários está orientando também a participação dos bancários e bancárias nas atividades contra a Carestia, que ocorrem em todo o país e a intensificação da luta contra a MP 116 de Bolsonaro que limita os auxílios creche e babá.

O Comando de Negociação dos Bancários volta a se reunir nesta sexta-feira, (24/06), como preparação para nova rodada de negociação com a Fenaban que acontecerá no dia 27/06 (segunda-feira) às 14h.