Notícias

Hoje tem tem negociação. Bancários e bancárias, bora tuitar

#BoraGanharEsseJogo. Cláusulas econômicas incluem reajuste salarial com a reposição da inflação e mais 5% de aumento real

Os bancários e bancárias devem ficar em alerta total. A data-base da categoria se aproxima e a campanha salarial entra em fase decisiva. O Comando Nacional espera que a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban)  apresente uma proposta na rodada de negociação desta quinta-feira (11/08).

A pauta da categoria é bem abrangente. As cláusulas econômicas incluem reajuste salarial com a reposição da inflação e mais 5% de aumento real. O mesmo índice deve ser aplicado às demais verbas. Valorização da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) também é destaque.

Outras prioridades são combate efetivo ao assédio moral, com a implementação de políticas para coibir a prática, fim das metas abusivas, cuidado à saúde, fim das demissões e a ampliação do quadro de pessoal, definição de cláusulas sobre o teletrabalho e segurança.

Os bancos têm condições de atender a minuta. O lucro mostra. Em 2021, pior ano da pandemia, os cinco maiores do setor (BB, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander) lucraram mais de R$ 100 bilhões. Embora as empresas estejam muito bem, os bancários sabem que nada vem fácil. É preciso mobilização e apoio aos sindicatos para que a campanha seja mais uma vez vitoriosa.