Notícias
Bloco do Rasgadinho promete movimentar Aracaju neste sábado e domingo
De olho na Agenda Cultural
Finalmente, o tradicional Bloco do Rasgadinho será neste final de semana (sábado e domingo) na região central de Aracaju.
A concentração dessa festa carnavalesca será entre as ruas Maruim e Dom Bosco do Bairro Suíssa. O cortejo de trios inicia a partir das 14h, com saída da Rua Maruim, segue pelos bairros Cirurgia, Suissa e Getúlio Vargas. O trajeto cortará as avenidas Edélzio Vieira de Melo, Hermes Fontes e Pedro Calazans, respectivamente.
Sem cordas e muito frevo
Segundo os organizadores, ‘devido às dificuldades para captar recursos, não foi possível realizar o evento dentro do período de carnaval’.
O evento é gratuito. Não tem cordas e não tem camisas padronizadas. Fundado em 1962, o Rasgadinho resgata os velhos carnavais, com a animação das bandinhas de frevo, fantasias, bonecos gigantes e muita brincadeira.
A programação conta com atrações como Ninha da Bahia (ex-timbalada), Banda Água de Cheiro, Papudo Gil, Batalá, Banda Estação da Luz, Banda Araketu.
.
Trânsito
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju informa que neste sábado e domingo, haverá alterações no tráfego de veículos em ruas e avenidas dos bairros Suíssa e Cirurgia, devido à realização do tradicional Rasgadinho, que ocorrerá em formato de cortejo.
O trajeto inclui as ruas Maruim, Estância e Gararu, e as avenidas Edélzio Vieira de Melo, Hermes Fontes e Pedro Calazans, respectivamente. A partir das 14h, haverá o bloqueio do trânsito na rua Maruim, no trecho entre a Avenida Pedro Calazans e a Rua Nossa Senhora das Dores, onde será a concentração do bloco. O cortejo sairá por volta das 15h e será encerrado na Avenida Pedro Calazans. As vias serão liberadas conforme a passagem dos trios e dos foliões.
Confira a programação completa do primeiro dia de festa:
25/02 (sábado)
Concentração
12h – Cajurioca Participação Anderson Dantas
14h30 - Mania de Ser
Cortejo
14h - Orquestra Rasgadinho
14h15 – Descidão dos Quilombolas
14h30 - Banda Batukkada
15 - Ninha da Bahia
15h30 - Papudo Gil
16h - Banda Água de Cheiro
16h30 - Afrodisíaco e Pierre Onássis
26/02 (Domingo)
Concentração
12h – Nany Lessa
14h15 - Batalá
Cortejo
14h – Orquestra Indomada
14h15 – Banda Aruana
14h30 – Banda Estação da Luz
15h – Banda Araketu
15h30 – Karla Isabella
16h – Orquestra Cajuína
16h30 – Filhos de Jorge
Trajeto
Veja como ficará o trânsito em Aracaju nos dias do Rasgadinho
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju informou que neste sábado e domingo, dias 25 e 26, haverá alterações no tráfego de veículos em ruas e avenidas dos bairros Suíssa e Cirurgia, devido à realização do tradicional bloco Rasgadinho, que ocorrerá em formato de cortejo.
A partir das 14h, haverá o bloqueio do trânsito na rua Maruim, no trecho entre a avenida Pedro Calazans e a rua Nossa Senhora das Dores, onde será a concentração do bloco. O cortejo sairá por volta das 15h e será encerrado na avenida Pedro Calazans. As vias serão liberadas conforme a passagem dos trios e dos foliões.
Rotas alternativas
O condutor pode utilizar como rotas alternativas as avenidas Beira Mar e Tancredo Neves, evitando o Centro da cidade; o condutor que já está na região central e desejar sair sem passar pela folia, pode optar pelas ruas Itabaiana, Acre ou Arauá.
Transporte público
Devido às alterações no trânsito, o itinerário de algumas linhas de ônibus do transporte público que circulam pelas avenidas Hermes Fontes e Barão de Maruim será alterado. As linhas de ônibus afetadas com a mudança temporária são: 001 – Augusto Franco/Bugio; 002 – Fernando Collor/DIA; 005 – Maracaju/DIA.
Assim, na avenida Hermes Fontes os veículos convergirão à direita na travessa Nino Porto, e seguirão pelas ruas Urquiza Leal, Construtor João Alves e Lagarto até à Barão de Maruim.
Já os ônibus que vão do Centro para a região Sul da cidade, seguirão pela avenida Barão de Maruim, ruas Zaqueu Brandão (à esquerda), Urquiza Leal, Dep. Euclides Paes Mendonça, chegando à Hermes Fontes.
O trânsito não será bloqueado na avenida Desembargador Maynard, sendo apenas interrompido, momentaneamente, para a passagem do bloco. Por isso, não será necessário fazer desvio no itinerário das linhas de ônibus que por lá passam.