Notícias
Protestos contra assédio e demissões no Itaú aconreceam nas principais cidades da Bahia e na capital sergipana
Manifestações aconteceram nas agências do Itaú no último dia 28/11, denunciando a postura do Itaú que se cala diante dos casos de assédio e ainda continua com a política de enxugamento do quadro de pessoal, aumentando a sobrecarga e o adoecimento dos bancários que permanecem no banco
O Itaú é o banco que mais lucra no Brasil, mas deixa muito a desejar na valorização dos funcionários. Assédio, sobrecarga e demissões têm sido uma realidade constante para os trabalhadores de todo o país, mas, ganhou contornos ainda piores para aqueles que atuam na Diretoria de Negócios que engloba o Nordeste, Rio de Janeiro e Espírito Santo, onde o número de denúncias cresce a cada dia.
Para protestar contra esta situação, a Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe e os sindicatos da Bahia, Camaçari, Feira de Santana, Sergipe e Vitória da Conquista realizaram manifestações nas agências nesta terça-feira (28/11), denunciando a postura do Itaú, que se cala diante dos casos de assédio e ainda continua com a política de enxugamento do quadro de pessoal, aumentando a sobrecarga e o adoecimento dos bancários que permanecem no banco.
“Hoje fizemos um grande ato em várias agências do Itaú. Em Salvador, nos concentramos em Itapuã para denunciar as demissões e o assédio moral que vem acontecendo na Diretoria. Coisas absurdas estão acontecendo. Na agência de Itapuã, uma colega foi desligada em pleno tratamento oncológico, sem nenhum cuidado ou respeito. Outros colegas estão sendo transferidos para agência da Ilha de Itaparica como forma de perseguição. É um absurdo vê colegas doentes que estão sendo castigados, sendo transferidos para agências distantes, como forma de passar um recado para que os demais não fiquem doentes”, denunciou a diretora de Saúde da Feebbase, Andréia Sabino, que também integra a COE Itaú.
Andréia garantiu que o movimento sindical vai continuar denunciando e acompanhando de perto a situação. “Não vamos permitir que isso continue acontecendo dessa forma e principalmente de forma localizada como o que está acontecendo nessa Diretoria, ressaltou.
Confira como foi a manifestação em cada cidade.
Salvador
Em Salvador, o Sindicato da Bahia e a Federação realizaram um grande ato no Itaú Itapuã, onde uma empregada foi desligada recentemente em pleno tratamento oncológico e outros funcionários doentes estão sendo perseguidos.
Camaçari
O Sindicato de Camaçari realizou uma manifestação na agência 0501, na rua Adelina de Sá, onde conversou com a população sobre a necessidade de mobilização para garantir o respeito aos direitos dos bancários e dos clientes.
Feira de Santana
O Sindicato de Feira de Santana protestou na agência do Itaú Maria Quitéria, denunciando que os funcionários estão enfrentando assédio, perseguição, metas cada vez maiores, demissões e muitos estão adoecendo.
Sergipe
O Sindicato de Sergipe realizou manifestação em Aracaju, denunciando o assédio moral, a sobrecarga e as demissões, que têm aumentado a adoecimento dos funcionários.
Vitória da Conquista
O Sindicato de Vitória da Conquista e Região realizou uma manifestação na agência Itaú/Francisco Santos denunciando o desrespeito do banco para com os funcionários e clientes.