Notícias

Bancos não abrirão nesta segunda-feira, Dia da Emancipação de Sergipe (08/07)

Em 8 de julho de 1820, a Carta Régia assinada pelo Rei de Portugal e do Brasil, D. João VI, separou Sergipe da Bahia

 

Nesta segunda-feira, 8 de julho, é celebrada a Emancipação Política de Sergipe. Como se trata de feriado estadual e secular, os bancos (públicos e privados) estarão fechados tanto na capital como nas cidades do interior sergipano.

Em 8 de julho de 1820, uma Carta Régia, assinada pelo Rei de Portugal e do Brasil, D. João VI, separou Sergipe da Bahia. Desde então, foi conferida à nova capitania, a capacidade de gerir seu território, administrar as próprias finanças, construir a sua história e decidir o destino do seu povo.

Para alguns historiadores, a independência de Sergipe foi o reconhecimento de D. João VI aos sergipanos e sergipanos que apoiaram a Corte Portuguesa na Revolução Pernambucana de 1817. Outros acreditam que a independência de Sergipe deve ser considerada parte do processo de independência do Brasil.

Leia o Artigo: Sobre a Emancipação Política de Sergipe, do professor Amâncio Cardoso

"Três anos depois de debelada a Revolta em Pernambuco, Sergipe foi elevado à categoria de Capitania independente do governo baiano, por Decreto Real de 08 de julho de 1820, assinado pelo rei Dom João VI. Desse modo, Sergipe poderia ter governadores indicados por D. João, formar secretariado e conceder terras a sesmeiros".

Por Ascom do SEEB/SE