Notícias
ACT do BNB será assinado nesta quinta-feira, dia 12 de setembro
De Sergipe, Adilson Azevedo e João Wellington estão em Fortaleza para assinar o acordo
As lideranças sindicais e a direção do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) assinam a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) nesta quinta-feira (12/09), em Fortaleza (CE). O banco prometeu também creditar a primeira parcela da participação nos lucros e resultados (PLR) no mesmo dia.
O presidente e secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), respectivamente, Adilson Azevedo e João Wellington Nascimento já estão em Fortaleza, para assinar o documento. João Wellington é funcionário do BNB e faz parte da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB).
Com vigência até 2026, o ACT do BNB mantém todas as cláusulas atuais e ainda traz avanços importantes para os funcionários, como a autorização de distribuição do montante da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) no limite máximo de 48% dos dividendos pagos. Antes este percentual era de 25%. Este aumento é uma grande vitória e a correção de uma grande injustiça com os bancários do BNB.
Outros avanços importantes:
Elevação do piso salarial: Seguindo o reajuste da Convenção Coletiva da Fenaban (CCT).
Teletrabalho: Manutenção da Comissão Paritária e ampliação do percentual de teletrabalho nas unidades de 30% para 50%.
Comissão Paritária: Constituição de uma Comissão Eleitoral Paritária nas eleições para membros da Comissão de Ética e do Conselho de Administração.
Ausências Abonadas: Indenização automática para ausências não utilizadas ou indenizadas a pedido do empregado durante a vigência do ACT.
Diversidade e Gênero:
- Bonificação de 17% para mulheres no ranking de “experiência profissional” em processos seletivos internos.
- Criação de Grupos Focais de Identidade de Gênero e Raça/Cor para promover uma cultura mais inclusiva.
- Implantação do "Nome Social" no MeuRH para empregados transgêneros que assim desejarem.