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Outubro Rosa: a importância da prevenção do câncer de mama
Dados mostram que o câncer de mama é um dos tipos mais comuns entre as mulheres e que a detecção precoce aumenta significativamente as chances de cura.
O Outubro Rosa é uma campanha mundial que visa conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha busca salvar vidas, por meio da divulgação de informações e do incentivo à realização de exames preventivos, como a mamografia. Dados mostram que o câncer de mama é um dos tipos mais comuns entre as mulheres e que a detecção precoce aumenta significativamente as chances de cura.
O Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) se junta a essa luta, incentivando as bancárias e os bancários a cuidarem da saúde. “A prevenção é a melhor forma de combater o câncer de mama e a informação é fundamental para a prevenção. Também é importante que as mulheres façam o autoexame, para detectar possíveis alterações na mama”, afirma a secretária da Mulher do SEEB/SE, Rosângela de Jesus.
SAIBA MAIS
A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos.
Cura
A prevenção aumenta muito as chances de cura e 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Daí a importância da mamografia, o principal método para o rastreamento da doença. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o câncer de mama é o que mais causa morte entre mulheres no país. A OMS constata que é o quinto câncer que mais mata no mundo, vitimando anualmente mais de 600 mil mulheres.
A Organização Pan americana de Saúde destaca que, nas Américas, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, sendo a segunda principal causa de morte entre esse público. Dados do Instituto Nacional de Câncer estimam neste ano o registro de mais de 60 mil casos de câncer de mama no Brasil.
Como nasceu o Outubro Rosa
O Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença. No Brasil, a primeira iniciativa marcante ocorreu em São Paulo, no dia 2 de outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera foi iluminado com a cor rosa.
A partir de então, a campanha cresceu por todo o país. Dados do Ministério da Saúde mostram que o sucesso da campanha Outubro Rosa é tão grande que aumentou em 37% o número de mamografias realizadas no país.
ASCOM do SEEB/SE com fonte do Portal do Ministério da Saúde