Notícias
Editorial do Jornal Resistência: Brasil é destaque mundial na luta contra a fome
Editorial do Jornal Resistência, edição 1465
O Brasil recebeu um importante reconhecimento da ONU por avanços na luta contra a fome e a extrema pobreza. Políticas públicas, como o fortalecimento do Bolsa Família e a retomada de programas sociais (Programa de Aquisição de Alimentos, Minha Casa, Minha Vida e o Programa Cisternas) foram cruciais para garantir mais segurança alimentar e ampliar o acesso à renda e à moradia digna.
O relatório da sociedade civil destaca o impacto positivo dessas medidas, que fortaleceram a inclusão social e o acesso a direitos básicos. Ao colocar o Brasil em destaque na Aliança Global contra a Fome, a ONU reafirma o compromisso do país em erradicar a fome e construir um futuro mais justo e igualitário.
A continuidade dessas políticas é essencial para consolidar os avanços e garantir a sustentabilidade das conquistas sociais. O Brasil demonstra, assim, que a erradicação da pobreza e a promoção da justiça social são possíveis e que o país está comprometido em cumprir as metas da Agenda 2030.
O esforço do governo brasileiro para a superação da fome é reconhecido pela ONU, que destaca o Brasil como exemplo na luta contra a pobreza em 2023. Segundo o VIII Relatório Luz da Sociedade Civil, políticas públicas como o fortalecimento do Bolsa Família e o relançamento de programas sociais foram cruciais para reduzir a pobreza extrema e garantir mais segurança alimentar.
Ao reafirmar estes avanços, o relatório torna claro que o Brasil está no caminho certo para cumprir as metas da Agenda 2030 e que a continuidade destas ações é vital para consolidar a justiça social. A inclusão e a redução da desigualdade se tornaram alicerces de um país mais justo, onde a democracia social é garantida pelo acesso aos direitos fundamentais.