Notícias
CTB/SE e Bancários se unem em luta contra a escala 6x1
Em Aracaju, a manifestação em defesa de uma jornada mais humana aconteceu na Praça Fausto Cardoso
Na última sexta-feira, 15 de novembro, dia da Proclamação da República, em todo o país teve mobilização em defesa de uma jornada de trabalho mais justa e humana, com o objetivo de acabar com a escala 6x1. Em Aracaju, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e o Sindicato dos Bancários (SEEB/SE) participaram do ato na Praça Fausto Cardoso, unindo forças nessa luta histórica.
"O fim da 6x1 é uma pauta fundamental para a classe trabalhadora. Hoje, graças à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) em tramitação na Câmara dos Deputados, estamos mais próximos de conquistar essa jornada mais justa. Jornadas de até 44 horas semanais, com apenas um dia de descanso, prejudicam a saúde, a vida familiar e a qualidade de vida de todos os trabalhadores", afirma o presidente da CTB/SE, Adêniton Santana.
“A mobilização em Aracaju demonstra o compromisso dos trabalhadores sergipanos com essa causa. A CTB/SE e o SEEB/SE intensificarão suas ações para conscientizar a população e pressionar os parlamentares a aprovarem a PEC”, destaca a secretária da Mulher do SEEB/SE, Rosângela de Jesus.
A PEC, de autoria da deputada Erika Hilton (PSOL-SP), busca alterar a Constituição Federal para garantir direitos como a redução da jornada de trabalho e o aumento do período de descanso semanal remunerado. Para que a proposta seja votada em plenário, é necessário o apoio de 171 deputados.