Notícias
JANEIRO BRANCO 2025
A iniciativa da campanha janeiro Branco foi idealizada por um grupo de psicólogos em Minas Gerais e apenas em 2023, ganhou oficialmente o escopo de Campanha Nacional através da Lei Federal 14.556.
E porque ¨Janeiro Branco¨?
- Foi escolhido o mês de janeiro por tratar-se de um momento de renovação com o início de um novo ano: Período em que muitas pessoas fazem reflexões para mudança de atitudes, repensam a jornada, buscam novos caminhos e estabelecem metas para o novo ciclo de translação.
- A cor Branca foi a escolha por simbolizar uma página em Branco, que cada pessoa pode reescrever sua história, visando principalmente o equilíbrio emocional, condição¨¨sine qua non para a saúde mental.
- O objetivo da campanha é estimular e encorajar o diálogo franco e aberto, sem ressalvas ou preconceitos, para desmistificar tabus arraigados relacionados â saúde mental.
O SEEB/SE chama atenção de todos os bancários e bancárias para um tema que ganhou contornos de tragédia¨ em virtude do número alarmante de adoecimento mental. O assédio moral por metas abusivas, o assédio sexual e a sobrecarga de trabalham são os 3 principais vetores dessa calamidade. A desfaçatez dos banqueiros é insidiosa, pois reduzem os postos de trabalho e aumentam em até 100 por cento as metas de um semestre para o outro e afirmam que as métricas que balizam as metas são factíveis. Então sugerimos que os gestores das camadas mais altas da hierarquia passem um semestre nas agências e provem cabalmente que as metas são factíveis atingindo 100 por cento das metas estipuladas. Apenas dessa forma garantirão a ïdoneidade¨das métricas utilizadas.
Para a categoria bancária ficam algumas dicas:
- Se desconecte do trabalho e dos aparelhos tecnológicos;
- Estabeleça uma rotina de sono:
- Pratique a autoaceitação:
- Mantenha uma alimentação saudável;
- Tenha momentos de lazer:
- Se hidrate.
- Evite relações tóxicas;
Nunca é demais lembrar que buscar ajuda profissional quando perceber alterações de humor, na concentração e comportamentais, é um ATO DE CORAGEM E AMOR PRÓPRIO.
IMPORTANTE: Em caso de assédio moral ou sexual, ambientes tóxicos e impróprios para a atividade laboral, DENUNCIE! No site do SEEB SE tem a ferramenta de denúncias, basta clicar no link. Não há necessidade de identificar-se. Lembre-se ainda que hoje cada um possui um instrumento que permite gravar ou printar de forma a comprovar a conduta criminosa.
A secretaria de Saúde deseja à categoria um 2025 de saúde e sucesso.