Agenda
28 de Agosto é um dia especial!
Dia Nacional dos Bancários e Bancárias foi instituído em decorrência da greve da categoria realizada em 1951, quando os bancários e bancárias paralisaram as atividades durante 69 longos dias
Há 74 anos, a data histórica ‘Dia Nacional dos Bancários e Bancárias’, Dia 28 de agosto, foi instituída em decorrência da greve da categoria realizada em 1951, quando os bancários e bancárias paralisaram as atividades durante 69 longos dias.
Em 1951, a “rapaziada não fugiu das feras, enfrentou os leões”: cruzou os braços para reivindicar um reajuste salarial de 40%. Os bancos queriam dar apenas 20%. Na época, os índices oficiais do governo apontavam um aumento de 15,4% no custo de vida. A categoria refez os cálculos e o próprio governo teve de rever seus índices, que saltou para impressionantes 30,7%. Depois de 69 dias de paralisação, os bancários e bancárias conquistaram 31% de reajuste.
Essa greve foi fundamental também para a organização da luta da categoria, que de lá para cá obteve muitas outras conquistas. A origem desse movimento foi em São Paulo e Rio de Janeiro. E como uma espécie de avalanche, mobilizou os sindicatos dos bancários e bancárias de Norte a Sul do Brasil. Ou seja, para além desse reajuste, a Greve de 1951 também fez surgir sindicatos da categoria em vários pontos do país.
Outra virtude da greve de 1951 foi a contestação dos dados oficiais do governo. A partir daí, surgiram as bases para a criação do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Assim nasce o Dieese, com a missão de subsidiar às entidades da classe trabalhadora com dados estatísticos confiáveis.
A categoria bancária precisa revisitar a história do dia 28 de agosto de 1951, para reconhecer o papel da organização sindical e enfrentar os desafios atuais, que não são poucos
Viva o Dia Nacional dos Bancários e Bancárias