Notícias
SEEB/SE presente na 1ª Conferência de Aposentados do Ramo Financeiro
Evento reuniu bancários aposentados de todo o Brasil, para debater direitos, participação social e os desafios do envelhecimento
A 1ª Conferência Nacional de Aposentadas e Aposentados do Ramo Financeiro marcou um novo momento de organização e escuta da categoria, para ajudar a construir o movimento sindical bancário brasileiro. O evento foi realizado nos dias 2 e 3 de julho, em São Paulo.
O Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) foi representado pelo diretor do Departamento de Aposentados da entidade, Milton Oliveira.
“O movimento bancário está de parabéns por essa iniciativa que está aliada com os debates das conferências de pessoas idosas, que acontecem em todo país rumo à 6ª Conferência Nacional da Pessoa Idosa, a ser realizada em dezembro de 2025”, informa Milton Oliveira que faz parte do Conselho Estadual de Direito da Pessoa Idosa/Sergipe.
Conferência Nacional Livre debate envelhecimento e democracia
No mesmo dia, foi realizada a Conferência Nacional Livre das Bancárias e dos Bancários Idosos e Aposentados, com o tema: “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”.
O encontro debateu políticas públicas, inclusão, valorização e desafios enfrentados por aposentadas e aposentados no Brasil. Um dos destaques foi a apresentação da técnica do Dieese, Vivian Machado, sobre os impactos da privatização da Previdência em países da América Latina e do mundo.
Entre 1981 e 2014, 30 países privatizaram total ou parcialmente seus sistemas previdenciários. Até 2018, 18 deles já haviam revertido essas mudanças, isso porque as consequências da privatização foram graves: queda na cobertura previdenciária, redução dos benefícios, aumento da desigualdade de renda e de gênero, elevação dos custos administrativos e concentração nas mãos de seguradoras privadas.
ASCOM do SEEB/SE com FONTE do Portal da Contraf