Notícias

BB anuncia a ampliação do trabalho remoto

Atualmente, nos escritórios onde o TRI já é implementado, os funcionários têm direito a dois dias de home office

Mais uma conquista importante da campanha nacional dos bancários. Em reunião com a Comissão de Empresa dos Funcionários nesta terça-feira (8/7), a direção do Banco do Brasil anunciou a ampliação do número de escritórios e de superintendências com o regime de Teletrabalho Remoto Institucional (TRI), combinando dias de trabalho presencial com dias de trabalho remoto.

A partir deste mês de julho, o número de escritórios nesse sistema passará de 19 para 50 unidades, e o número de superintendências de 12 para 25 unidades. Esta ampliação é uma conquista importante do movimento sindical e consta no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), assinado no ano passado.

Atualmente, nos escritórios onde o TRI já é implementado, os funcionários têm direito a dois dias de home office. Mas, nos 31 escritórios que serão agregados ao sistema, o TRI será de apenas um dia. Na reunião, o banco destacou que poderá haver, futuramente, uma revisão para aumentar os dias em home office.

Apesar do avanço importante, a CEBB defende que o direito seja estendido e que em todos os locais os funcionários possam ter, pelo menos, dois dias de home office. Os representantes dos trabalhadores reivindicam também a ampliação do número de dias de home office nas superintendências. Atualmente, em todas essas unidades, os funcionários têm apenas a possibilidade de trabalhar no formato remoto uma vez por semana.

O BB prometeu que os trabalhadores serão informados sobre as novas unidades contempladas pela medida até o final desta semana.