Notícias
Boa nova! Banese reabre negociações com o Sindicato dos Bancários
Audiência entre as direções do banco estadual e do SEEB/SE está agendada para o dia 31 de julho
Às vésperas da assembleia específica dos baneseanos e baneseanas, o presidente do Banco do Estado de Sergipe (Banese), Marco Antonio Queiroz, agendou para o próximo dia 31 de julho, às 15h, a audiência com a direção do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE). O agendamento foi feito por telefone, pelo próprio Marco Queiroz ao presidente do SEEB/SE, Adilson Azevedo.
A boa notícia foi divulgada por Adilson Azevedo na abertura da assembleia, que aconteceu na noite dessa quarta-feira, 23 de julho, no auditório do Sindicato. Na mesa de trabalho estavam, além de Adilson Azevedo, a economista do Dieese/SE, Flávia Rodrigues, e os diretores do SEEB/SE, empregados do Banese: Fábio Dória, Halim Mauad, Rosangela de Jesus e Luís Alves, o Lula.
"A assembleia tinha como pauta principal justamente avaliar e aprovar medidas para conquistar a abertura de negociações com o banco estadual. Com o agendamento da audiência, categoria aprovou aguardar o desfecho dessas negociações", afirma Adilson Azevedo.
Adilson Azevedo destacou a relevância da iniciativa de Marco Queiroz, já que, desde a última campanha do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT/Banese), o Sindicato vem apontando para a direção do banco as demandas vitais que afetam diretamente a vida dos empregados(as) e que continuam sem respostas. "Ao tempo em que também destacamos que a categoria deu a anuência a todas as iniciativas e atos que o sindicato promoveu para conquistar esse pleito da negociação em mesa com o Banese", afirmou o dirigente sindical.
"Há dois meses, estávamos solicitando reiteradamente uma audiência, por meio de ofícios e da realização de atos de protestos no Centro Administrativo do Banese (CAB) e nas agências do banco", conta Adilson Azevedo.
Demandas dos baneseanos e baneseanas
Entre as principais reivindicações que continuam sem resposta por parte da direção do banco, destacam-se: ações judiciais (DSR, PCS, 7ª/8ª horas), fim dos assédios, metas abusivas e agências conectadas; regulamentação para Caixa Executivo; pagamento imediato do PBDI; implantação do trabalho híbrido e teletrabalho com transparência. Além disso, a pauta inclui o retorno do abono de horas para terapias e fisioterapia, a isonomia de tratamento entre homens e mulheres e a busca por um ambiente de mais diversidade, entre outras.
Eleições internas
Durante as intervenções na assembleia, os dirigentes sindicais conclamaram a categoria a participar das eleições internas do Banese, se candidatando ou apoiando candidatos com perfil de luta e de referência para os cargos a serem ocupados.
Clube do Banese
A votação virtual para a nova direção da Associação Atlética Banese (biênio 2025/2027) será no dia 08 de agosto, das 6h às 18h, via link por SMS e e-mail.
Diretor do Sergus
As inscrições para a eleição do cargo de Diretor(a) de Seguridade do Instituto Banese de Seguridade Social (Sergus), para o quadriênio 2025-2029, estão abertas e se encerram nesta quinta-feira, 24 de julho. No Sergus haverá também a eleição para um membro suplente do Conselho Fiscal.
Conselho da Casse
Também haverá a eleição para dois (02) membros titulares e dois (02) suplentes para o Conselho Deliberativo da Caixa de Assistência dos Empregados do Banese (Casse). A votação será nos dias 11 e 12 de agosto deste ano, por meio eletrônico. No próximo dia 30, a Comissão Eleitoral divulgará a relação dos candidatos habilitados.
Delegado(a) sindical
O SEEB/SE abriu o processo eleitoral para delegados e delegadas sindicais dos bancos públicos (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e Banese), mandato 2025/2026. O processo eleitoral será realizado virtualmente. As inscrições serão realizadas entre os dias 23 e 30 de julho, e as eleições acontecerão de 04 a 11 de agosto de 2025. No Banese, serão abertas 30 vagas para representantes/delegados(as).
Por Déa Jacobina - Ascom do SEEB/SE