Notícias

21 Dias de Ativismo! Basta de violência contra a mulher!

A violência de gênero é uma chaga estrutural que exige a atenção e a ação de toda a categoria

 

Uma luta de todos nós! O Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) soma forças às mobilizações pela vida e dignidade das mulheres. Nacionalmente, estamos em meio à campanha "21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher", iniciada em 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) e que seguirá até 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos). No mundo, são 16 dias de ativismo, com início no Dia Internacional do Combate à Violência contra a Mulher, em 25 de novembro.

Os dados são cruéis e alarmantes: a cada três mulheres no mundo, uma já sofreu violência doméstica ou sexual, segundo a OMS. No Brasil, o relatório Atlas da Violência confirma a urgência: 3.903 mulheres foram vítimas de homicídio em 2023, sendo 68,2% mulheres negras. O feminicídio é a face mais brutal da misoginia, mas ela também se manifesta no assédio moral e sexual, na sobrecarga e na desigualdade salarial que enfrentamos no dia a dia.

Neste cenário, a luta no ambiente digital é necessária. O Brasil é um dos países mais conectados, e as redes se tornaram um vetor para o discurso de ódio e a radicalização do machismo, inclusive entre os mais jovens. Precisamos ocupar as plataformas online para combater ativamente essa violência. Se não agirmos, a Inteligência Artificial (IA) irá aprender e reproduzir o sexismo contido nos dados que circulam livremente.

Bancário e Bancária, a nossa voz é fundamental! Conscientizar e lutar contra a violência de gênero é um compromisso ético e sindical que deve ser abraçado por todos e todas. Não podemos permitir que a misoginia dite a norma na sociedade, nem no nosso ambiente de trabalho, nem nas redes.