Notícias

SEEB/SE convoca reunião com delegados(as) sindicais sobre a MP 905

O Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) está convocando os delegados e delegadas sindicais para debater sobre os ‘Impactos da MP 905/2019 no trabalho bancário”. A reunião será nesta terça-feira (19), às 18h, no auditório do SEEB/SE.

A pauta é emergencial! Será debatido as estratégias contra a aplicação da MP 905/2019, assinada por Jair Bolsonaro no último dia 11. A nova medida tenta impor alterações como o trabalho aos sábados, a extensão da jornada para 44 horas semanais e que ainda quer permitir a negociação da Participação nos Lucros (PLR), sem a participação das entidades sindicais e que desrespeitem os pisos salariais da categoria, definidos na Convenção Coletiva do Trabalho (CCT).
“Estamos mobilizando a categoria em Sergipe para que todos e todas fique atentos e possam se posicionar contra mais essas medidas que representarão, se aplicadas, um aprofundamento da reforma trabalhista. Queremos nessa plenária encontrar estratégias de organização e mobilização para impedirmos esses novos ataques contra os trabalhadores (as)”, afirma a presidenta do SEEB/SE, Ivânia Pereira.

De acordo com Ivânia Pereira, na última reunião entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), realizada na última quinta-feira (13), os bancos cederam à pressão dos sindicalistas e se comprometeram em suspender a aplicação da MP 905, até a próxima negociação entre as partes, agendada para o dia 26.

O Comando dos Bancários levará para a próxima rodada de negociação um aditivo à CCT, válido até dezembro de 2020, que garanta todos os direitos da categoria e neutralize a MP em todos os pontos que atingem os bancários.
A comissão de negociação dos bancos se comprometeu a defender perante o setor a assinatura deste aditivo. Dia 26, serão debatidos os detalhes do texto do aditivo à CCT.

ASCOM SEEB/SE. Fonte Contraf