Notícias

Previ/BB e Sindicato realizam Curso de Educação Previdenciária

Lideranças bancárias recebem informações de como melhor gerir os planos da Caixa de Previdência

Analistas da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ/BB) apresentaram em Aracaju o ‘Programa Mais Previ de Educação Financeira e Previdenciária’. Em formato de curso de 8hs/aula, o evento aconteceu no último dia 26, no auditório do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE).

Os analistas da instituição, Diogo Maia e Gabriel Araújo apresentaram os detalhes de como a Previ está inserida no sistema previdenciário brasileiro, destacando os planos dessa Caixa de Previdência: dois planos de Aposentadoria; Plano 1;  Previ Futuro; a Carteira de Pecúlio (Capec) e ainda o mais novo lançamento Previ Família. “O objetivo do curso foi o de repassar conhecimentos sobre a gestão dos planos e garantir a boa aplicação desses benefícios por parte dos(as) associados (as)”, afirmou Gabriel Araújo.

“Essa nossa parceria com um dos fundos de pensão da categoria bancária é fundamental, em especial nesse momento emblemático da política econômica brasileira que trouxe mudanças e interferências no sistema previdenciário oficial e aos fundos complementares. Quem participou do curso será um multiplicador das mensagens da Previ”, afirma a presidenta do SEEB/SE, Ivânia Pereira.

“Esse acesso direto nosso com a Previ foi muito relevante. Além de tirarmos dúvidas sobre os planos de aposentadoria complementar, tivemos uma oportunidade ímpar de ampliarmos nossos argumentos de defesa desse fundo. A Previ é uma instituição sólida, um dos maiores fundos de pensão da América Latina. E nesse momento de insegurança quanto ao projeto neoliberal em curso no País, defender a Previ é também defender a existência do próprio BB enquanto banco público”, afirma o diretor do SEEB/SE, funcionário do BB e participante da Previ, Luiz Alberto Dantas, o Luizão.

 

Segundo Diogo Maia, enquanto Fundo de Pensão fechado e complementar à previdência oficial, “os participantes com seus dependentes têm como complementar a renda da aposentadoria para garantir maior tranquilidade e qualidade de vida”.

“Previ está entre os maiores fundos de pensão da América Latina e este ano estamos realizado um ciclo do curso para que abrange as capitais dos estados de Sergipe, Piauí, São Paulo e Ceará. No próximo ano realizaremos essa apresentação em todas as outras do Nordeste brasileiro”.

Saiba Mais

Em 1904, antes mesmo da Previdência Oficial em nosso País, a Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (PREVI/BB) está entre os maiores fundos de pensão da América Latina.

A PREVI é uma entidade fechada de previdência e seus participantes são funcionários do Banco do Brasil e empregados do quadro próprio. Os recursos da PREVI são provenientes, essencialmente, das contribuições pessoais e patronais, além de outras contribuições especiais previstas no Estatuto ou em instrumento específico. Estes recursos são investidos de maneira diversificada, de acordo com a Política de Investimentos, que é revista anualmente de forma criteriosa, de acordo com a necessidade de cada Plano de Benefícios. As Políticas de Investimentos são elaboradas com o objetivo de buscar a melhor rentabilidade possível, a fim de cumprir com o dever fiduciário de pagamento de benefícios, razão de ser da PREVI.

Por Déa Jacobina ASCOM SEEB/SE