Notícias

SEEB/SE e prefeitos resistem à redução do papel social do Banese

 Repercussão do fechamento de agências retoma defesa do banco público estadual

Surpreendida com o anúncio de fechamento de 18 agências do Banco do Estado de Sergipe (Banese), a presidenta do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), Ivânia Pereira manifestou pelas redes sociais o repúdio à decisão da direção do banco. Sem comunicação oficial com as prefeituras dos municípios envolvidos e com o SEEB/SE, a decisão do Banese amanheceu afixada em formato de ‘Aviso’ nas agências, afirmando taxativamente que a partir do dia 12.03.2020 “esta unidade funcionará como Posto de Atendimento Bancário. O que muda? A partir dessa data, as transações de Caixa deverão ser realizadas neste Autoatendimento (Caixas Eletrônicos), bem como através dos Correspondentes Bancários e canais digitais (Aplicativo Banese e Internet Banking)”.

No último dia 13, em reunião com diretoria do SEEB/SE, a diretoria do Banese afirmou que em 17 agências, o Banese reduzirá de 81 para 34 o número de funcionários. Como consequência, 47 baneseanos e baneseanas dessas localidades serão realocados para outras unidades. “Esse é um anúncio de caos para o nosso estado. A redução do papel social do banco estadual é uma ameaça à economia do Estado, porque trará impactos aos municípios, ao emprego e as comunidades. Não podemos deixar de alertar que se o banco implementar esse projeto estará precarizando o atendimento nas cidades do interior além de promover clima de tensão entre os funcionários (as)”, afirma a presidenta do SEEB/SE, Ivânia Pereira.

Prefeitos repudiam fechamento de agências

Nessa segunda-feira (17), a Federação dos Prefeitos de Sergipe (Fames) realizou uma reunião emergencial com os prefeitos (as) para tratar do anúncio de fechamento de agências do Banese. O encontro foi aberto pelo presidente da Fames, Christiano Cavalcante, que repudiou a ausência de comunicação oficial do banco com as 16 cidades afetadas. Em seguida, a presidenta do SEEB/SE, Ivânia Pereira foi convidada para se posicionar sobre o tema. A sindicalista estava acompanhada de uma comitiva de dirigentes do Sindicato dos Bancários. 

Das deliberações da reunião, a Fames convidará o presidente do Banese e o governador do Estado respectivamente Fernando Mota e Belivaldo Chagas para tratar sobre o anúncio de fechamento de agências. A reunião foi agendada para esta quarta-feira (19), às 15h. No encontro também serão convidados os empresários, comerciantes e lideranças sindicais e comunitárias.  

Por Déa Jacobina ASCOM SEEB/SE