Notícias

Pix é liberado para os clientes de todos os bancos

Desde o último dia 16/11, o sistema de pagamentos instantâneos Pix do Banco Central (BC) passa a estar disponível para toda a população. Através da ferramenta é possível fazer transferências em tempo real a qualquer momento, inclusive em horário não comercial e aos finais de semana.


Depois de um período de teste, que ocorreu entre 3 e 15 de novembro, o Pix agora está disponível a todos. Pagamentos e transferências poderão ser operados nos aplicativos dos bancos e outras instituições financeiras, deixando os tradicionais TED e DOC obsoletos.


Até este domingo (15/11), o BC mostrava que R$ 734,39 milhões já foram movimentados em 1.749.079 operações. Para realizar a transação é preciso criar um código da chave, que pode ser o celular, o CPF, o CNPJ, o e-mail ou 1 número aleatório.


Mas, os usuários devem ter cuidados! Criminosos já estão utilizando da ferramenta para criar anúncios falsos de cadastramento para coletar dados bancários e pessoais. O consumidor deve redobrar a atenção com links em e-mails solicitando cadastro na conta Pix.