Rádio Resistência

Notícias

19/11/2020

SEEB/SE convoca bancárias para disseminar os 16 Dias de Ativismo

UMA VIDA SEM VIOLÊNCIA É UM DIREITO DAS MULHERES

 

Nos meses de novembro e dezembro, o Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) está estimulando em especial as bancárias a ajudar a disseminar as atividades do Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher e Os 16 Dias de Ativismo.

O Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, em 25 de novembro, marca o início de uma mobilização social conhecida como “Os 16 Dias de Ativismo”. A atividade vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. A campanha foi criada em 1991 por movimentos de mulheres e atualmente é realizada em 159 países.

 

“Os 16 Dias de Ativismo representam uma grande oportunidade para reforçarmos a luta permanente contra todas as formas de violação dos direitos humanos da mulher. As bancárias e bancários ao lado de outros segmentos da nossa sociedade precisam participar dessa campanha que tem a missão de denunciar todas as formas de violência e em especial a violência contra as mulheres que tem assolado o país”, convida a presidenta do SEEB/SE, Ivânia Pereira.

Acordo com a Fenaban

Nas lutas de combate à violência contra a mulher, especificamente a categoria bancária sempre teve uma forte atuação nas questões de gênero. Nesta última Campanha Nacional d@s Bancári@s,  foi possível fechar um acordo específico com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), criando uma cláusula específica, que, além de orientações de prevenção à violência, também cria um canal nos bancos para as bancárias denunciarem violência doméstica. O canal permite acolhimento, orientação e ajuda para que a vítima possa romper o ciclo de violência.