Notícias

Manifestações ao líder sergipano impressionaram a direção nacional da CTB

Montanha de floresA triste notícia da precoce morte do presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), José Souza, ecoou rapidamente pelas cidades sergipanas e, em especial, entre os sindicatos dos bancários em todo o país. A imprensa regional repercutiu a consternação e cobriu com presteza todos os passos das cerimônias póstumas ao líder sindical (velórios, sepultamento e a Missa de Sétimo Dia).

José Souza, 56, morreu no último dia 21, em Fortaleza, vítima de infarto fulminante. Membro do Comando Nacional dos Bancários, Souza estava participando das últimas assinaturas de acordos específicos/minutas da vitoriosa Campanha Salarial dos Bancários 2014/2015.   

Homenagens de chefe de Estado

As demonstrações de respeito e de admiração ao sindicalista ficaram evidentes. “Saímos de Aracaju impressionados com a dimensão das manifestações de carinho e de tristeza dos sergipanos. Souza era um líder popular e recebeu homenagens de um Chefe de Estado”, testemunhou o presidente nacional da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Adilson Araújo.

Personalidades dos diversos setores sergipanos (política, universidade, cultura, comunicação, direito, sindical) compareceram às homenagens, enviaram condolências e centenas de coroas e buquês de flores para a família de José Souza e para a direção do SEEB/SE.

Nos dias 22 e 23, centenas de pessoas compareceram aos dois velórios (no Sindicato e no cemitério Colina da Saudade) e ao sepultamento de José Souza. As emoções se estenderam na Missa de Sétimo, realizada na noite do dia 27, na Igreja da Paróquia  Nossa Senhora Auxiliadora (Salesiano). Com camisa estampando a imagem de Souza, bancários e bancárias, amigos e familiares cantarolaram juntos a canção "Pra não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré. Os depoimentos e as homenagens da esposa de Souza, Niúra Belfort, e da diretora do SEEB/SE, Ivânia Pereira encerraram a solenidade com muita emoção.

Sindicatos enviaram comitivas

Além da comitiva da direção nacional da CBT, vários sindicatos de bancários dos estados da Bahia e do Ceará estiveram presentes no velório do saudoso José de Souza. Das presenças estavam Eduardo Navarro, da CTB nacional e da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, o presidente da entidade Emanoel Souza. Emanoel estava acompanhado de uma delegação de representantes dos sindicatos associados como Irecê, Vitória da Conquista e Jacobina. Do Sindicato dos Bancários do Ceará estavam Clécio Morse e Ailson Duarte.

Autoridades sergipanas

De Sergipe, das autoridades políticas presentes às cerimônias estavam o governador reeleito de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB) o senador Valadares,  a deputada Ana Lúcia, o ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), entre outros. Centenas de dirigentes das centrais sindicais, sindicatos e personalidades dos mais diversos serviços públicos também participaram das solenidades (servidores públicos, professores, radialistas, jornalistas, servidores da Saúde, Enfermagem, correios, advogados, promotores e juízes). 

Por Déa Jacobina SEEB/SEAscom