Notícias

Petrobrás completa 66 anos

Petroleiros (as) e trabalhadores (as) de várias estatais trabalhadores e trabalhadoras retornam às ruas nesta quinta-feira (3) para comemorar 66 anos da Petrobras. Em Aracaju, o Ato em Defesa da Petrobrás será a partir das às 7h da manhã, na sede do SINDIPETRO, localizada na Rua do Acre. As manifestações contam com o apoio do Sindicato dos Bancários de Sergipe e da CTB/SE.

Em todo o País, as manifestações pretendem mais uma vez denunciar o governo de Bolsonaro por colocar a soberania do país em risco com a venda das empresas públicas brasileiras. A iniciativa dos atos é da Federação Única dos Petroleiros (FUP) com apoio de representantes de movimentos sociais que formam as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo e partidos de oposição que compõem Comitê pela Soberania. 

 A mobilização também servirá para alertar a população sobre os impactos que o programa de privatização do governo de Jair Bolsonaro (PSL), representa para cada brasileiro e brasileira: não apenas desemprego nas estatais mas sim em toda a cadeira produtiva. Cerca de 220 mil trabalhadores da Petrobrás perderam seus empregos neste período, a Odebrecht, que hoje tem 49 mil trabalhadores, já teve 250 mil antes da Lava Jato e está pedindo concordata, sem falar em outros milhares de emprego perdidos com o fechamento de pequenas construtoras.