Covid-19
OAB/SRN denuncia Bradesco ao Ministério Público por descaso com clientes
A Subseção da OAB-PI de São Raimundo Nonato por intermédio da Subcomissão de Direito do Consumidor presidida pelo Dr. Isag Teles Júnior, protocolou representação no Ministério Público do Piauí contra o Banco Bradesco para que sejam ofertadas condições mínimas de atendimento na agência de São Raimundo Nonato-PI.
A denúncia relata descasos com os consumidores ocorridos na agência do Bradesco de São Raimundo Nonato que não detém a estrutura mínima necessária ao atendimento dos beneficiários do INSS, pois além da estrutura física não comportar a quantidade de clientes de toda a região, também não detém a estrutura mínima operacional para atender todo o Território Serra da Capivara.
Os relatos de insuficiências e falhas no atendimento da agência do Bradesco de São Raimundo Nonato já é flagrante há muito tempo, mas desde que a pandemia causada pelo Covid-19 se instalou e as medidas de isolamento social foram impostas, a situação se agravou em níveis jamais vistos.
Em decorrência disso estão acontecendo aglomerações em frente ao banco, ao ponto da polícia militar e vigilância sanitária terem que intervir diariamente para organizar as enormes filas na tentativa de preservar minimamente a saúde das pessoas.
Há relatos de pessoas chegando às 5h da manhã para entrar na fila e saírem as 14h, em muitos casos sem ao menos serem atendidas.
A distribuição de senhas se dá em apenas 25 por vez, sendo que por vezes acontece de só conseguirem atender 25 pessoas até o final do atendimento, às 14h, enquanto se formam filas de mais de 200 pessoas fora do banco.
A situação se agrava ainda mais quando se trata do primeiro pagamento de um benefício previdenciário do INSS, pois, nesses casos, ainda não há cartão, impossibilitando que os clientes possam ter acesso ao benefício por via de aplicativo do banco ou passando as compras no débito. A única forma de receber o primeiro pagamento é através de atendimento interno no caixa do Banco.
Diante do iminente desastre social causado por estes fatos, posto que essas pessoas desassistidas, em sua esmagadora maioria, são detentores unicamente de um benefício rural de um salário mínimo, é esta sua a única fonte de renda, podendo alguns estarem passando necessidades por conta dá má prestação do Banco Bradesco em São Raimundo Nonato, a Subseção da OAB-PI de São Raimundo Nonato, através da Comissão de Direito do Consumidor, solicitou ao Ministério Público do Estado do Piauí as medidas cabíveis para que o atendimento da agência do Bradesco de São Raimundo Nonato seja regularmente prestado com as condições necessárias para oferecer um atendimento de qualidade, célere e eficaz.