Notícias

Encontros nacionais por bancos começam esta semana Acompanhe a agenda

Bancários de Banco do Brasil, Caixa, BNB, Basa, BNDES, Itaú, Bradesco, Santander e Mercantil se reúnem para debater questões específicas

Os bancários e bancárias dos bancos públicos e privados de todo o país se reúnem virtualmente entre os dias 3 e 8 de agosto: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Banco da Amazônia (Basa), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Itaú, Bradesco, Santander e Banco Mercantil 

Na pauta, os bancários e bancárias vão discutir estratégias de mobilização e lutas para enfrentar questões específicas de cada banco relacionadas à manutenção do emprego, saúde e condições de trabalho, além de temas que envolvem toda a classe trabalhadora, como minuta de decreto que altera o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) e vai limitar radicalmente os benefícios dos vales refeição e alimentação, apresentada pelo governo Bolsonaro.

Assim como o conjunto da classe trabalhadora, que está mobilizada na luta pelo emprego, saúde, alimentação e vida

mais digna, a categoria bancária está plena batalha para defender direitos e conquistas.

Essa será tônica dos encontros dos bancos públicos e privados que começam agora no inicio deste mês.

Chegou a hora de organizar nacionalmente a categoria bancária para a nova jornada de luta, para garantir mais empregos, melhores salários, comida na mesa e saúde e defender as empresas públicas e o Estado de Direito.

Veja mais uma vez a programação dos Encontro dos Bancos Públicos e Privados: 

Banco do Brasil

As atividades do 32º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (CNFBB) serão realizadas no dia 8 de agosto, com o tema Construindo juntos o futuro do Banco do Brasil.

Caixa Econômica Federal

O 37º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef) “em defesa da Caixa e de seus empregados. Por um Brasil melhor” acontece no dia 7 de agosto.

Banco do Nordeste do Brasil 

27º Congresso Nacional dos Funcionário do Banco do Nordeste do Brasil acontece o dia 7 de agosto com o tema “Banco do Nordeste do Brasil e FNE juntos construindo um nordeste melhor.”

Bradesco

O Encontro Nacional dos Bancários do Bradesco, realizado no dia 3 de agosto, terá como mote “O que queremos do Futuro é emprego, saúde e um Brasil melhor”.

Santander

O Encontro Nacional dos Bancários do Santander será “Contra a precarização e em defesa da vida e do emprego”, no dia 3 de agosto

Itaú

As atividades do Itaú serão no dia 5 de agosto com o mote “O futuro só será possível com emprego, saúde e melhores condições de trabalho.

Mercantil

O Encontro Nacional do Banco Mercantil acontece no dia 4 de agosto, das 14h às 18h com o tema “garantindo conquistas e avançando em direito dos empregados do Banco Mercantil do Brasil”.

BASA

O 12º Congresso dos Funcionários do Banco da Amazônia “Desenvolvendo a região norte e o País” acontece no dia 8 de agosto

Congresso Internacional

O Congresso Internacional de Bancos Públicos será no dia 12 de agosto. Organizado pela UNI Finanças Mundial e pela Associação Nacional dos Bancários da Colômbia, onde será realizado o evento (mas que será online pelas restrições sanitárias). As inscrições estão abertas até o dia 10. Dirigentes sindicais e ativistas bancários que atuam no movimento dos bancos públicos podem se inscrever.