Rádio Resistência

Notícias

24/09/2021

Novo ataque à categoria bancária. PL tem parecer favorável à abertura das agências fim de semana

Vote “Discordo totalmente": nova proposta atende interesses ganaciosos dos bancos a custo do sacrifício dos bancários e bancárias

Mais um ataque contra as conquistas históricas da categoria bancária. Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL) 1043/2019 que autoriza a abertura de agências bancárias aos sábados e domingos. O PL teve parecer favorável à aprovação, e agora está aberto para emendas durante cinco sessões. Depois pode ser votado na comissão.


Não é a primeira vez que o Congresso Nacional discute a abertura das agências bancárias no fim de semana. Primeiro tentou acabar com o direito dos bancários e bancárias por meio do PLS 203/2017. Depois, o governo Bolsonaro enviou duas Medidas Provisórias - 881/2019 e 905/2019). As MPs só foram derrubadas depois de pressão do movimento sindical e dos trabalhadores e trabalhadoras.


A nova proposta visa somente atender os interesses dos bancos, que já têm lucros estratosféricos, a custo de metas absurdas. Os deputados e deputadas que apoiam a abertura das agências no fim de semana desconhecem o cotidiano de trabalho dos bancários (as) e a legislação de segurança bancária, desprezando também o alto número de adoecimento físico e psíquico já presente na categoria.


O PL justifica a necessidade de eventos que precisam de serviços bancários sábados e domingos. Mas, já existem acordos específicos negociados com os sindicatos que preveem a abertura em casos excepcionais, como ocorrido com a Caixa Econômica no pagamento do auxílio emergencial. Agora, assim como aconteceu nas outras votações, é necessário pressão.

Os bancários e bancárias devem acessar o link https://forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2192746 e votar “Discordo totalmente”