Notícias

Encontro do Itaú reforça necessidade de mobilização

Reforçar a luta pelos direitos na campanha salarial não está descolada da situação política do país

Manter a unidade, o engajamento e a disposição para lutar por direitos em um cenário adverso, de crise econômica e descontrole inflacionário. Essa foi a tônica do Encontro dos Funcionários do Itaú da Bahia e Sergipe, aconteceu no último dia 05/05, de forma virtual.

Durante o encontro, os trabalhadores reforçaram que a luta pelos direitos na campanha salarial não está descolada da situação política do país. A categoria vai encontrar dificuldades de negociar aumento real com uma inflação tão alta. Apesar da crise brasileira, o sistema financeiro não passa aperto.

Balanço apresentado pela economista do Dieese, Vivian Machado, revela que o Itaú segue garantindo resultados extraordinários. Em 2021, o lucro recorrente gerencial teve alta de 45% em relação a 2020, chegando a R$ 26,879 bilhões. O resultado foi puxado pela alta das receitas e queda nas despesas.

Os dados mostram que o Itaú tem investido em digitalização. Em 2021, o banco fechou cinco agências físicas no Brasil e abriu 28 agências digitais, totalizando 3.026 e 223 unidades, respectivamente. A empresa fechou o ano com 87.341 empregados no país, com abertura de 3.422 postos de trabalho em 12 meses. O saldo, no entanto, se deve a contratações para a área de TI, visando justamente acelerar o processo de transformação digital.

A diretora de Saúde da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe e membro da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú, Andréia Sabino, informou que no último ano o banco fechou oito agências na Bahia e Sergipe. Também demitiu para cortar custos. Mas, a mobilização dos sindicatos e da Feeb garantiu o cancelamento de 22 desligamentos.