Notícias
Coletivo Nacional de Formação da Contraf faz balanço do ano e propõe agenda para 2026
Em 2025, mais de 600 instruídos em todo o país no Curso de Formação Sindical para Dirigentes; para o próximo ano, grupo estuda ampliar atividades, incluindo retomada de cursos online
O Coletivo Nacional de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores e das Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) realizou, na última quinta-feira (11), um encontro para discutir o balanço das atividades de 2025 e preparar o calendário de atividades para 2026.
Entre as ações em destaque, realizadas pelas entidades de várias partes do país e que compõem o coletivo, estão oficinas, seminários, cursos e até encontros mensais, relacionados a diversos temas, como política, economia, saúde, meio ambiente, novas tecnologias (incluindo inteligência artificial/IA), mídias sociais e oratória.
A Secretaria de Formação da Contraf também apresentou seu balanço, com destaque para a realização dos módulos I e II do Curso de Formação Sindical para Dirigentes que, neste ano, alcançou a marca de 600 participantes em 10 federações, de norte a sul do país.
Planos para 2026
Para construir o calendário das atividades do próximo ano, o coletivo determinou, como lição de casa, que as federações realizem um levantamento interno das demandas pelos módulos I e II do Curso de Formação Sindical para Dirigentes.
O grupo propôs ainda a ampliação do Curso de Formação para Dirigentes Sindicais com a inclusão do módulo III, tendo como sugestão a este módulo os temas "ferramentas de IA para comunicação sindical" e "política partidária eleitoral". Por fim, o coletivo aprovou a retomada de oferta de cursos online em 2026.
FONTE: Portal da Contraf