Notícias

Tarciana Medeiros é a presidenta do Banco do Brasil

Em mais de 200 anos de história, Tarciana Medeiros é a primeira mulher a ocupar a presidência do BB

Tarciana Medeiros, primeira mulher indicada à presidência do Banco do Brasil em 214 anos, tomou posse nessa segunda-feira (16), no CCBB Brasília. A cerimônia pode ser acompanhada pelo canal do BB, no YouTube.

Medeiros é funcionária de carreira do BB e ingressou no banco por concurso há 22 anos. Em 2002, assumiu o primeiro cargo de gestão, passando por diversas funções, na rede de varejo, em agências e superintendências, no Nordeste, no Norte e no Centro-Oeste. O nome dela foi anunciado, no dia 30 de dezembro, pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Em uma rede social, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou nesta segunda que participará da posse de Tarciana, destacando o fato de ela ser a primeira mulher a ocupar o cargo de uma das principais instituições financeiras do país. “Desejo um bom trabalho na direção desse banco tão importante para nossa economia. Boa semana e vamos juntos reconstruir o Brasil!”, completou o mandatário.

A presidenta do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) Ivânia Pereira festeja a nomeação e envia Votos de Felicitação à nova presidenta do BB, Tarciana Medeiros.

A  presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, afirma que “escalar uma mulher para assumir a presidência do banco público, em mais de 200 anos de história, é um grande avanço. A igualdade de oportunidade é uma luta antiga do movimento sindical bancário e, atualmente, dos mais de 50 altos cargos, apenas cinco são ocupados por mulheres dentro do BB”, ressaltou Juvandia, que também abordou o papel econômico-social que a empresa tem para o país: “Aguardamos por uma gestão que recupere o Banco do Brasil como um banco público, alinhado às políticas de desenvolvimento que o país precisa para melhorar a economia. E isso passa por uma política de crédito a juros mais baixos”.