Notícias
Artigo: Banco do Brasil S/A: Carência de pessoal, desvio de função e sobrecarga de serviços
Por Silvio Barbosa, diretor do Sindicato dos Bancários de Sergipe
O Sindicato dos Bancários de Sergipe recebeu denúncia referente à sobrecarga de serviços dos funcionários do BB, principalmente aqueles vinculados à PSO - Plataforma de Suporte Operacional.
Novas e inúmeras atribuições foram estabelecidas, provocando sobrecarga de serviço e consequente desvio de função, a saber: resgates judiciais, ajuizamentos, arquivos, metas de transações, vendas de produtos, etc. O fechamento de agências e a redução do quadro funcional nos últimos quatro anos, potencializados pelo desgoverno Bolsonaro, refletem sobremaneira nos abusos cometidos pelo banco, refletidos nos elevados índices de adoecimento de colegas.
A Superintendência do banco em Sergipe informa que tem o controle da situação e alega que no segundo semestre do ano em curso, em razão do resultado do concurso público que se encontra em andamento, serão preenchidas em âmbito nacional, inicialmente, 4.000 vagas e, destas, 32 (trinta e duas) contemplarão o nosso Estado, ocasião que haverá readequação dos claros existentes.
Assim sendo, diante do cenário apresentado, o SEEB/SE constata que a problemática atual consiste verdadeiramente na carência de pessoal e sugere celeridade na convocação dos futuros aprovados no referido certame e, por este motivo, recomenda imediata revisão e ampliação das vagas ofertadas na esfera estadual, objetivando oferecer um melhor atendimento aos clientes, amenizar os impactos sociais pela falta de pessoal, assegurar qualidade de vida e dignidade aos bancários, além do bem estar de todos.