Notícias

Hoje é dia de tuitar: #JuntosPelaJornadaDe4dias

Nesta terça-feira (02/07), o Comando Nacional dos Bancários e Fenaban se sentam para nova rodada de negociação

Hoje (terça-feira), dia 02/07, as bancárias e bancários de todo o país realizam uma ação conjunta na rede X, com um tuitaço das 9h às 11h, utilizando a hashtag #JuntosPelaJornadaDe4dias, marcando nas postagens a @Febraban. As manifestações também deverão ser realizadas em outras redes digitais, como Instagram, Facebook e grupos do WhatsApp.

A orientação é do Comando Nacional dos Bancários para chamar a atenção da sociedade e mobilizar a categoria para a segunda rodada de negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que acontece hoje. O presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), Adilson Azevedo está em São Paulo participando dessa reunião.

Da pauta da Campanha Salarial 2024, o Comando dos Bancários e a Fenaban vão debater Cláusulas Sociais, com destaque para redução de jornada para quatro dias semanais, teletrabalho e segurança bancária, nas agências físicas e nos espaços digitais.

Os estudos da jornada reduzida, no mundo, são coordenados pela organização não governamental ‘4 Day Week Global’, que acompanha saúde, o bem-estar e os resultados comerciais de 41 empresas que adotaram o modelo de semana reduzida de trabalho um ano depois do início do programa piloto.

“Avaliando a viabilidade e os impactos dessa mudança na jornada de trabalho, os economistas do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) também afirmam que a redução da jornada para quatro dias não só protege empregos, como também melhora a qualidade de vida e a produtividade dos trabalhadores, beneficiando assim as empresas”, destaca Adilson Azevedo.

Calendário das próximas reuniões

A primeira rodada da Campanha Nacional dos Bancários 2024, entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancários (Fenaban) aconteceu no dia 26/06, e tratou sobre “Emprego”. Antes de entrar no tema, os trabalhadores cobraram a assinatura da ultratividade do acordo, para que todos os direitos da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria sigam válidos até a assinatura do novo acordo.

Junho

2/06 – Cláusulas sociais

11/06 – Igualdade de oportunidades

Julho

18 e 26/07 – Saúde e condições de trabalho: incluindo discussões sobre pessoas com deficiência (PCDs), neurodivergentes e combate aos programas de metas abusivas

Agosto

6 e 13/08 – Cláusulas econômicas

20/07 – Em definição

27/07 – Em definição

ASCOM do SEEB/SE