Notícias
SEEB/SE presente no 30º Congresso Nacional dos Funcionários do BNB
O secretário de Assuntos Jurídicos do SEEB/SE, João Welington participou dos debates que reafirmaram a importância estratégica do BNB
O 30º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste (BNB) reuniu bancárias e bancários, dirigentes sindicais, representantes de entidades nacionais e especialistas para dois dias de intensos debates sobre o presente e o futuro da categoria. O evento aconteceu nos dias 15 e 16 de agosto, em Fortaleza (CE).
Segundo o secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato dos Bancários de Sergipe, João Wellington, “durante os dois dias de debates, ficou evidente que a defesa do Banco do Nordeste é fundamental para o desenvolvimento soberano da região, a democracia e a valorização do trabalho. Além disso, o evento reafirmou que conquistas históricas dos empregados, como saúde, previdência e direitos, não são concessões, mas sim patrimônios que precisam ser preservados e ampliados.” Confira a matéria na íntegra no site.
O Congresso foi marcado pela análise crítica da conjuntura e pela reafirmação da importância estratégica do Banco do Nordeste como patrimônio do povo brasileiro e instrumento fundamental de desenvolvimento da região.
A mesa de abertura, na sexta-feira (15), reafirmou o papel histórico da organização coletiva dos trabalhadores, destacando a necessidade de fortalecer a defesa do BNB, o maior banco de desenvolvimento da América Latina. As lideranças sindicais reforçaram que o congresso cumpriu um papel essencial ao reafirmar a unidade dos trabalhadores e construir propostas concretas para enfrentar os desafios colocados ao BNB e aos seus funcionários.
Debates sobre política e defesa do patrimônio
O professor e diretor da Contraf-CUT, José Luís, conduziu o primeiro debate, com a palestra "A interferência dos EUA na América Latina". A exposição resgatou episódios de ingerência norte-americana para ressaltar que compreender esse percurso é fundamental na luta por soberania e na defesa das empresas públicas brasileiras, como o BNB, a Capef e a Camed.
Em seguida, o cientista político Frederico Costa apresentou a palestra "Política brasileira e eleições 2026", destacando que o próximo pleito será marcado pela disputa entre projetos antagônicos de país e pela necessidade de defender a democracia contra ameaças autoritárias. “A experiência histórica mostra: não se dá anistia para golpista”, afirmou Costa.
Saúde e Previdência em pauta
A tarde do sábado (16) foi dedicada às mesas sobre saúde e previdência, com foco nos patrimônios coletivos dos trabalhadores. Na mesa sobre a Camed, os diretores Phillipe Brandão e Mário Hermógenes apresentaram dados sobre a situação da operadora e da corretora, que juntas atendem mais de 38 mil beneficiários. Eles destacaram investimentos em programas de prevenção e telemedicina, além do papel da corretora no fortalecimento financeiro da saúde suplementar.
O debate seguinte, com Henrique Tinoco, abordou os desafios de sustentabilidade da Capef, o plano de previdência dos funcionários, e a importância de garantir segurança e solidez para o futuro dos trabalhadores. Os debates sobre saúde e previdência foram considerados cruciais, pois a Camed e a Capef são conquistas históricas que oferecem segurança e qualidade de vida para milhares de famílias e precisam ser preservadas.
Encaminhamentos Finais
A plenária de encerramento aprovou propostas para o fortalecimento da organização sindical e a defesa dos direitos da categoria. Entre os encaminhamentos, destaca-se a articulação para a 27ª Conferência Nacional dos Bancários, onde os delegados eleitos representarão os trabalhadores do BNB em nível nacional.
O 30º Congresso Nacional dos Funcionários do BNB reafirmou que a luta em defesa do Banco do Nordeste é também uma luta pelo desenvolvimento soberano da região, pela democracia e pela valorização do trabalho. Ficou evidente que saúde, previdência e direitos são conquistas históricas que precisam ser preservadas e ampliadas.
Por Ascom do SEEB/SE com Fonte Fetrafi/NE