Notícias

Viva o Dia Nacional dos Bancários, Dia 28 de Agosto

Celebrada em todo o Brasil no dia 28 de agosto, a data histórica tem grande significado para os trabalhadores e trabalhadoras de instituições financeiras, tanto públicas quanto privadas

Uma história de luta vitoriosa! Hoje, 28 de agosto, a Direção do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) saúda os colegas dos bancos públicos e privados pelo Dia Nacional dos Bancários.

A origem da data remonta a 1951, quando a categoria, após 69 dias de greve, conquistou um aumento salarial de 31%. Essa paralisação, uma das mais longas e vitoriosas da história, foi um marco para o movimento sindical. Apesar de ser reprimida pela polícia e boicotada pela mídia, a greve só terminou após o Tribunal Regional do Trabalho conceder o reajuste. A intransigência dos banqueiros da época acabou por fortalecer nossa categoria. A greve expôs as fragilidades da Lei de Greve do governo Dutra e, como resultado, levou à criação de muitos sindicatos de bancários em todo o país. Essa articulação, em 1955, culminou na fundação do Dieese — o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos —, um instrumento técnico fundamental para o movimento sindical.

 

O 28 de agosto é um marco histórico que precisa ser lembrado. É uma forma de educação política para que não nos esqueçamos de que todas as nossas conquistas vieram da luta, e não da benevolência dos nossos patrões.

 

Manter a tradição de comemorar o Dia Nacional dos Bancários é celebrar direitos conquistados. Entre eles, destacamos:

 

A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), criada em 1992, que garante os mesmos salários e direitos para todos os empregados e empregadas dos bancos do país. É importante ressaltar que somos uma das poucas categorias com uma CCT nacional.

 

O fim do trabalho aos sábados;

 

O feriado de São João;

 

O Vale-Alimentação e o Vale-Refeição;

 

A jornada de 6 horas;

 

A licença-paternidade de 20 dias;

 

A 13ª Cesta Alimentação;

 

A cláusula de Igualdade de Oportunidade;

 

O instrumento de combate ao assédio moral;

O Abono Assiduidade, entre tantos outros.

Ao saudar o Dia Nacional dos Bancários, destacamos que Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE caminha para o seu centenário, fundado em 14 de julho de 1934, é um dos mais fortes e consolidados do estado. A atual diretoria mantém a conduta de respeitar o legado daqueles que ajudaram a construir essa história. Mesmo em anos sem a Campanha Nacional dos Bancários, o Sindicato mantém uma intensa agenda de mobilizações e debates. Assim, a entidade continua atenta às pautas mais importantes do setor financeiro e da classe trabalhadora. Durante todas essas décadas, o Sindicato tem se mantido ativo no cenário político, econômico e social, em uma luta contínua por direitos, salários dignos, saúde no trabalho, empregos decentes e por uma sociedade mais justa e igualitária.

 

Viva os Bancários e Bancárias! 

Viva o Dia 28 de Agosto!

Viva o Dia Nacional dos Bancários e Bancárias!