Notícias

Em defesa da categoria bancária, SEEB/SE estará na mesa de negociação com a Fenaban

Reunião do Comando com os representantes dos bancos será no dia 25 de setembro, na sede da Febraban, localizada na Avenida Farias Lima

A Coordenação do Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) se reunirão para a abertura da ‘Negociação Coletiva da Evolução da Atividade Econômica Financeira’ no dia 25 de setembro, às 14h, na sede da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), localizada na Avenida Brigadeiro Faria Lima.

Membro do Comando Nacional dos Bancários, o presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), Adilson Azevedo, participará da reunião, que abordará políticas econômicas e regulatórias e legislação trabalhista que afetam o setor.

A negociação coletiva entre o Comando e a Fenaban é fundamental para a categoria, pois estabelece postos-chaves para o debate sobre direitos e condições de trabalho. "É nesse espaço que iniciamos a defesa da garantia de reajustes salariais, vale-alimentação e vale-refeição, além da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), que injeta recursos na economia", destaca Adilson Azevedo.

O sindicalista também afirma que, além dos ganhos financeiros, as negociações são essenciais para a defesa e conquista de cláusulas sociais. "Elas oportunizam o debate sobre o combate à discriminação, a igualdade de gênero e a inclusão de pessoas com deficiência e da comunidade LGBTQIA+, através de iniciativas como o Censo da Diversidade. O diálogo também é essencial para proteger empregos e combater a precarização do trabalho, especialmente diante dos avanços tecnológicos, como a inteligência artificial. Por fim, a mesa de negociação busca soluções para o adoecimento dos bancários, que sofrem com transtornos mentais e outras doenças ocupacionais", ressalta a liderança sindical.

Por Déa Jacobina Ascom do SEEB/SE