Notícias
Demissões no Itaú: Banco tem 48 horas para apresentar proposta de acordo
Ainda não houve consenso entre o Itaú e os trabalhadores sobre as mais de mil demissões realizadas no último dia 8 de setembro, a maioria em São Paulo, Osasco e região. Após recusa inicial do banco em negociar, o Sindicato dos Bancários de São Paulo acionou o Tribunal Regional do Trabalho, que mediou audiência nesta quarta-feira (1º). Como não houve acordo, o Itaú tem 48 horas para apresentar uma nova proposta. Uma nova mediação foi marcada para sexta-feira (3), às 18h.
Representantes da Contraf-CUT e do Sindicato destacaram que as dispensas foram arbitrárias, atingindo inclusive bancários premiados, expostos como “improdutivos” sem direito de defesa. O movimento sindical segue mobilizado em manifestações e paralisações, cobrando que o banco reverta as demissões e repare os danos causados.
Segundo Neiva Ribeiro, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, o caso ultrapassa o Itaú e envolve o futuro do teletrabalho e a proteção de direitos como privacidade e negociação coletiva em todo o setor bancário.
Fonte: Contraf