Notícias
Rodadas com Banese ainda têm impasses a serem consensuados
Novo encontro com o banco estadual será após a assembleia geral da categoria que deverá avaliar e deliberar sobre a proposta final da Fenaban
Na 6ª rodada de negociação específica para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), o Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) e o Banco do Estado de Sergipe (Banese) retomaram o debate sobre as pautas sociais e econômicas (teletrabalho/regime híbrido; reajuste salarial, abono e a complementação do auxílio-doença). A reunião aconteceu na última quarta-feira (28/8).
Em que pese os avanços significativos obtidos na 5ª rodada, há ainda impasses a serem consensuados com a direção do Banese. Apesar de se comprometer em definir na política do banco um percentual de trabalhadores (as) contemplados no Teletrabalho, a direção do Banese se recusa a estabelecer esse percentual no ACT. Outro ponto ainda em definição trata-se das cláusulas econômicas essenciais, como o abono e a incorporação de função. “Estamos reivindicando reajuste salarial e abono, para garantir valor de ganho real acima da inflação e da proposta rebaixada apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban)”, afirma o secretário de Assuntos Sócios-econômicos do SEEB/SE, Fábio Dória.
Depois das assembleias
As pendências das rodadas entre o SEEB/SE e o Banese serão temas da próxima rodada específica, prevista para acontecer depois do resultado das assembleias da categoria convocadas pelo Comando Nacional dos Bancários. Em todo o país, as assembleias vão avaliar e deliberar sobre a proposta final da Fenaban, marcadas para a próxima semana, dia 4 de setembro (quarta-feira).
Comitivas do SEEB/SE e do Banese
Da Comitiva do SEEB/SE estavam na reunião além de Fábio Dória, os secretários Halim Mauad (Saúde), Marcelo Oliveira (Comunicação) e Rosângela Jesus (Sec. da Mulher). Os sindicalistas estavam acompanhados do representante dos Empregados no Conselho de Administração do Banco do Estado de Sergipe (Conad/Banese), Luís Alves, o Lula, da economista do Escritório Regional do Dieese/SE, Flávia Rodrigues e dos advogados trabalhistas, Marcos Fernandes e Ana Paula.
Do Banese estava o presidente do banco Marco Queiroz, o diretor Administrativo Marcos Venícius, os superintendentes Daniel Rosas (Jurídico) e Sara Raquel Araújo (Gestão de Pessoas) e a gerente de Área, Ana Maria Lima.
Por Déa Jacobina Ascom do SEEB/SE