Notícias

Debates importantes na segunda parte do 8º Encontro das Bancárias

A primeira intervenção da tarde foi de Rita Serrano, que falou sobre mulheres em cargos de liderança e empoderamento feminino

 

A ex-presidente da Caixa Rita Serrano e a advogada Joana Nunes foram as palestrantes da segunda parte do 8º Encontro das Bancárias da Bahia e Sergipe, realizado neste sábado (17/5). Após um intervalo para o almoço, as participantes lotaram novamente o salão do Ginásio de Esportes dos Bancários para acompanhar os debates. A mesa foi coordenada pela vice-presidente da Feebbase, Thaise Mascarenhas, e a diretora de Assuntos Institucionais, Grassa Felizola.

O Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) participou do evento com uma delegação eleita no 2º Encontro das Bancárias de Sergipe. Em Sergipe, o encontro aconteceu no dia 26 de abril, no Espaço Cultural Eduardo Navarro, sede do sindicato.

 

A primeira intervenção da tarde foi de Rita Serrano, que falou sobre mulheres em cargos de liderança e empoderamento feminino. Em uma palestra emocionante, ela usou as próprias experiências para mostrar que, mesmo com os empecilhos impostos pela sociedade, as mulheres podem romper barreiras e alcançar cargos de lideranças, como a presidência do banco público mais importante do Brasil, a Caixa Econômica Federal.

 

Em sua apresentação ela também trouxe a história de outras mulheres que se destacaram em diversos setores de sociedade, como: Margarida Alves, Mariele Franco, Dilma Roussef, Tarciana Medeiros, Rebeca Andrade, Marta Silva, Érica Hilton, Marina Silva, Maria Filipa e muitas outras que deram exemplo de coragem e determinação na busca por seus ideais.

 

A segunda parte do Encontro contou ainda com a presença da presidente de Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Bahia (CTB Bahia), Rosa de Souza, que em sua saudação falou a importância de um evento para discutir os direitos das mulheres no trabalho. Ressaltou também a contribuição das bancárias na busca de direitos de todas as trabalhadoras.

 

Assédio no trabalho

 

Logo em seguida a advogada especialista em Direito do Trabalho Joana Rodrigues fez uma excelente exposição sobre assédio e violência no ambiente de trabalho e o impacto na saúde mental das trabalhadoras. Durante sua apresentação, ela falou de casos concretos de assédio, que foram levados à Justiça e resultaram em vitórias para as trabalhadoras. Destacou também a importância da denúncia e do acolhimento destas mulheres, como forma de avançar no combate ao assédio nos locais de trabalho.

 

Para Joana Nunes, a igualdade de oportunidades começa com o fim da violência de gênero no trabalho. “Quando vejo os direitos de uma sendo mulher sendo reconhecidos ou a discriminação contra ela sendo reparada, eu sinto que o meu trabalho foi bem sucedido”, destacou.

 

A exposição despertou grande interesse das participantes, que fizeram perguntas e relataram casos de assédio sexual sofridos por elas ou conhecidas no ambiente de trabalho bancário.

 

Após as palestras, o 8º Encontro das Bancárias da Bahia e Sergipe foi encerrado com uma confraternização, animada pelo show da cantora Tereza Cristina.

FONTE: Portal da Feebbase