Notícias

O 8º Encontro das Bancárias foi um sucesso

Sindicato dos Bancários de Sergipe participou do evento com uma delegação eleita no 2º Encontro das Bancárias de Sergipe

 

Debates importantes, emoção e muita troca de experiência. Este foi o clima do 8º Encontro dos Bancárias da Bahia e Sergipe, que aconteceu neste sábado (17/5), em Salvador. Foram 136 participantes vindos das diversas bases sindicais dos dois estados.

O Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) participou do evento com uma delegação eleita no 2º Encontro das Bancárias de Sergipe. Em Sergipe, o encontro aconteceu no dia 26 de abril, no Espaço Cultural Eduardo Navarro, sede do sindicato.

As mulheres foram maioria expressiva (107), mas muitos homens (29) também marcaram presença para contribuir com os debates.

O Encontro aconteceu em um ambiente de muito acolhimento, com as participantes trazendo contribuições valiosas para somar às exposições das palestrantes.

“Foi um evento muito participativo. Tivemos bancárias de base, tivemos pessoas que nunca participaram e, pude perceber, que as pessoas estavam muito atentas ao debate, ao que foi falado. Isso ficou evidente na parte da tarde, quando tivemos um atraso, mas as pessoas permaneceram no local até o final. Isso comprova o sucesso do evento”, comemorou a diretora de Gênero da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Nancy Andrade.

Creche

Outro ponto muito elogiado pelas participantes foi a creche, montada para receber os filhos das bancárias. “A creche foi mais uma ação vitoriosa. Podemos ver que as mães trouxeram suas crianças e elas foram recepcionadas na creche, brincaram, participaram de atividades e, quando realmente essa criança sentia saudade ou falta da mãe, a pessoa da creche descia com essa criança, a criança via a mãe e depois retornava. Desta vez tivemos nove crianças na parte da manhã e pela tarde surgiram mais duas crianças. Isso foi maravilhoso”, acrescentou Nancy.

 

Primeiro de muitos

O 8º Encontro das Bancárias foi o primeiro da atual gestão da Feebbase, que tem Andréia Sabino, como presidente e Thaise Mascarenhas como vice. Elas são as primeiras mulheres a ocuparem estes cargos nos 56 anos de existência da entidade.

 

“Esse foi o primeiro na gestão de duas mulheres e isso, realmente, faz uma diferença muito grande para nós. Nossa manhã foi fantástica. Tivemos duas palestras muito importantes. Ana Georgina trouxe números relevantes sobre a categoria bancária, as mulheres, a desigualdade salarial. Depois nós tivemos a participação da advogada Beatriz Nóvoa, que também trouxe informações muito importantes. Pela tarde, Rita Serrano, ex-presidente da Caixa, trouxe a experiência dela para compartilhar com as bancárias. Foi maravilhoso. Depois a advogada Joana Nunes também fez uma palestra muito interessante sobre o assédio. O evento foi fantástico. Esse é o primeiro dessa gestão. Aguardem os próximos”, ressaltou a presidente da Feebbase, Andréia Sabino.

 

A vice-presidente da Feebbase, Thaise Mascarenhas, também comemorou o sucesso do Encontro. “Foi o meu primeiro encontro da mulher como vice-presidente e assim, nós, eu e a Andréa, conseguimos imprimir a nossa cara nesse evento. A gente teve recorde de público esperado, foi um evento muito bacana, com muitas trocas, com muitas discussões dentro dos assuntos da pauta. Tivemos a participação de homens também, o que é muito importante, porque apesar do evento ser direcionado para as mulheres, a participação do homem é relevante, para que ele ouça as nossas necessidades, as nossas divergências e convergências também. Então, saio desse encontro com o sentimento de realmente dever cumprido. Fizemos o nosso papel e ao final, agora, às 18 horas, estávamos com o auditório cheio. Então, é sinônimo de que realmente o que foi discutido foi importante e as mulheres presentes reconheceram essa importância”, concluiu Thaise, que também é presidente do Sindicato dos Bancários de Camaçari.

FONTE: Portal da Feebbase