Notícias

Sindicato dos Bancários aumenta a pressão por soluções no Banese!

Em frente o CAB do banco estadual, Sindicato arma uma tenda e conversa com os baneseanos e baneseanas_*

Dirigentes do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) fizeram novo ato cobrando do Banco do Estado de Sergipe (Banese) respostas para as demandas dos baneseanos e baneseanas. Realizado na manhã desta quinta-feira (10/07), o protesto aconteceu do lado de fora do Centro Administrativo do Banese (CAB). O Sindicato montou uma tenda, com café da manhã, e distribuiu um panfleto descrevendo as principais reivindicações que continuam sem resposta por parte da direção do banco: ações judiciais (DSR, PCS, 7ª/8ª horas), metas abusivas, fim de agências conectadas e regulamentação para Caixa Executivo.

Banco ignora

O presidente do SEEB/SE relembrou as últimas tentativas do Sindicato no sentido de sensibilizar a direção do banco. "Há um mês o Sindicato tenta conquistar abertura de diálogo. Já retratou de forma específica as demandas oriundas da categoria com a produção de uma edição específica do Jornal Resistência e a realização da Semana de Luta dos baneseanos e baneseanas, que teve repercussão na categoria. Também reenviou ofício solicitando audiência. Entretanto, o banco continua insensível, impondo uma barreira ao debate das demandas", afirmou Adilson Azevedo.

Entre as intervenções realizadas na frente do CAB, o também dirigente do SEEB/SE, Adêniton Santana, destacou que o Sindicato completou 91 anos de muita luta e conquistas, e que ao longo desse tempo aprendeu a lutar e a construir pontes de negociações. "O Banese precisa reconhecer o papel do Sindicato e respeitar os empregados da instituição abrindo canal de negociações", afirmou Adêniton.

Paciência esgotada

A Semana de Luta do Banese, lançada há um mês, em 10 de junho com o lema "Paciência esgotada: baneseanos cobram soluções já!", mobilizou a categoria em todas as unidades do banco estadual.

O SEEB/SE produziu um Jornal Resistência exclusivo com as demandas dos empregados e empregadas do banco. No panfleto distribuído hoje (10/07), o SEEB/SE voltou a descrever em tópicos as principais demandas que aguardam soluções:

Ações Judiciais: Demandas como o Descanso Semanal Remunerado (DSR), o Plano de Cargos e Salários (PCS) e o reconhecimento da 7ª e 8ª horas como extras habituais. É inadmissível que o Banese busque reverter decisões judiciais favoráveis aos empregados. O SEEB/SE pede sensibilidade à direção do Banese para que não persista em manobras judiciais, adiando pagamentos como o DSR. Após uma Ação Cautelar, o banco usou um Embargo de Declaração, uma tática protelatória para ganhar tempo.

 

Metas Abusivas e Agências Conectadas: Denunciamos a imposição de metas abusivas relacionadas ao Plano de Bonificação de Desempenho Individual (PBDI) e defendemos o fim do modelo de gestão de agências conectadas.

 

Ausência de Portaria para Caixa Executivo: Funcionários cobram regulamentação para a função de Caixa Executivo.

 

Por Déa Jacobina - Ascom do SEEB/SE