Notícias

Banese apresenta proposta de indenização de plano de carreira

A Direção do SEEB/SE apresentará contraproposta que não suprima direitos dos baneseanos e baneseaanas

O Banco do Estado de Sergipe (Banese) apresentou aos dirigentes do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) uma proposta de “quitação de passivo trabalhista oriundo da descontinuidade do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR) implementado em 2013”.

Segundo o banco, a proposta visa uma “solução definitiva” para os processos judiciais coletivos relativos ao tema, por meio de pagamento de valores retroativos a título de indenização e da atualização de rubrica salarial. O encontro, realizado no último dia 29 de outubro no Centro Administrativo do Banese, também incluiu a apresentação de um simulador online para verificação individualizada do passivo e da atualização da rubrica salarial.

“Retomaremos o diálogo com o Banese, para apresentarmos nossos cálculos, como uma contraproposta, que contemple os interesses da categoria”, destacou o presidente do SEEB/SE, Adilson Azevedo.

Impasse e Contraproposta

Adilson Azevedo afirma que a proposta apresentada traz dois grandes impasses para os baneseanos e baneseanas: supressão de direitos e critérios de cálculo incompletos.

“O primeiro problema é que o Banese, ao fazer esses cálculos, suprimiu completamente o Plano de Cargos e Salários (PCS), em que há uma decisão judicial favorável aos empregados(as). Ou seja, o banco quer que seus empregados abram mão dessas ações judiciais”, aponta o sindicalista.

O segundo impasse é relativo aos critérios adotados pelo banco. “Esse projeto de indenização foi feito com base no PCCR, o qual não contempla os reflexos das verbas sobre as contribuições para o Sergus, Participação nos Lucros e Resultados (PLR), Gratificação Semestral, 13º salário e recolhimento do INSS e FGTS. Também não corrige os valores com base nos índices da inflação”, destacam os dirigentes sindicais.

Comitivas

Da comitiva do SEEB/SE, o presidente Adilson Azevedo estava acompanhado dos diretores e diretoras sindicais funcionários do Banese, Fábio Dória, Halim Mauad e Rosangela de Jesus, além de advogados do Escritório Fernandes Advogados. A comitiva do banco, por sua vez, foi composta pelo diretor administrativo Marcos Vinicius, além dos superintendentes Daniel Rosas (Jurídico), Sara Raquel (Recursos Humanos), e a gerente de RH, Ana Maria de Aguiar.

Por Déa Jacobina ASCOM do SEEB/SE