Notícias
Presidente do SEEB/SE participa da entrega da pauta nacional de reivindicações e marca início da Campanha Nacional dos Bancários 2026
O presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), José Adilson Azevedo, participou nesta quarta-feira (24), em São Paulo, da entrega da minuta de reivindicações da Campanha Nacional Unificada dos Bancários 2026 à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). O ato marca oficialmente o início das negociações entre os representantes dos trabalhadores e o setor patronal.
Construída de forma democrática, a pauta é resultado da Consulta Nacional dos Bancários, das conferências estaduais e da 28ª Conferência Nacional dos Bancários, reunindo as principais demandas dos trabalhadores de bancos públicos e privados de todo o país.
Entre os principais eixos da campanha estão a reposição integral da inflação acrescida de 5% de aumento real, valorização da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), reajuste do vale-alimentação e vale-refeição, defesa do emprego bancário, ampliação da rede de atendimento, combate às metas abusivas e fortalecimento dos bancos públicos.
A pauta também contempla a regulamentação do Sistema Financeiro Nacional, a proteção dos empregos diante do avanço da inteligência artificial e das novas tecnologias, além de medidas voltadas à saúde e às condições de trabalho da categoria.
Para Adilson Azevedo, a entrega da minuta representa um momento importante da mobilização nacional dos bancários. “A pauta foi construída a partir da escuta dos trabalhadores e reflete as principais preocupações da categoria. Vamos buscar avanços que garantam valorização salarial, preservação dos empregos, melhores condições de trabalho e respeito aos direitos conquistados ao longo dos anos”, destacou.
Com a entrega da minuta, a expectativa é que as primeiras rodadas de negociação com a Fenaban sejam realizadas a partir de julho. A data-base da categoria é 1º de setembro e a Convenção Coletiva dos Bancários segue sendo uma das mais abrangentes do país, contemplando trabalhadores de instituições públicas e privadas em todo o território nacional.