Notícias
63 anos do Banese: Uma história de luta e resistência
A luta para impedir o enfraquecimento do Banese é histórica
Criado pela Lei nº 1.068, de 13 de novembro de 1961, no governo de Luiz Garcia, inicialmente denominado de Banco de Fomento Econômico (Banfese), o Banco do Estado de Sergipe (Banese) é um patrimônio histórico e fundamental para o desenvolvimento do nosso estado. Ao longo dessas seis décadas, o Banese tem sido um importante instrumento de fomento econômico, cultural e social, impulsionando o crescimento de Sergipe.
A história do Banese é marcada por diversas tentativas de privatização e de fatiamento, mas a resistência da categoria bancária, com apoio da sociedade civil e de governantes comprometidos com o bem comum sempre prevaleceu.
Em todo o país, o Banese é um dos cinco bancos estaduais do país e o único do Nordeste que resistiu à onda neoliberal e privatista do governo de FHC. Os estados que venderam esses patrimônios do povo estão arrependidos.
Ao saudar os 63 anos do Banco do Estado de Sergipe (Banese), reafirmamos o nosso compromisso na luta pela manutenção do banco estadual enquanto patrimônio do povo sergipano.
Aos baneseanos e baneseanas, nosso reconhecimento pela luta incansável em defesa da instituição. À sociedade sergipana, o convite para continuarmos juntos nessa luta.