Notícias

CEE/Caixa define prioridade pela defesa do Saúde Caixa

O secretário de Comunicação do SEEB/SE, Marcelo Oliveira participou do encontro

A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa se reuniu em Brasília, entre os dias 28 e 30 de abril, para debater as principais demandas dos bancários e planejar as próximas ações do movimento. A agenda da semana incluiu, ainda, a participação dos dirigentes sindicais na reunião ampliada do Comando Nacional dos Bancários e na Marcha da Classe Trabalhadora. O secretário de Comunicação do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), Marcelo Oliveira participou do encontro. Marcelo é membro suplente da CEE/Caixa.  

Após intensos debates, a CEE definiu como prioridade a defesa do Saúde Caixa, com foco na retirada do teto de custeio imposto pela patrocinadora e na melhoria da qualidade do atendimento. Uma das medidas defendidas é a reativação dos comitês regionais de credenciamento.

“Foi uma atividade muito produtiva, que permitiu à CEE refletir sobre o conjunto dos problemas enfrentados pelos empregados da Caixa”, destacou Emanoel Souza, diretor da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe. Ele esteve presente na reunião ao lado de Marcelo de Oliveira, diretor do Sindicato dos Bancários de Sergipe.

40º Conecef acontece em agosto

Também foi confirmada a realização do 40º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef) para os dias 21 e 22 de agosto, em São Paulo (SP). A definição ocorreu na reunião do dia 30 de abril, após a Marcha da Classe Trabalhadora.

Os debates do congresso serão organizados em quatro grupos temáticos:

   Saúde Caixa

   Condições de trabalho e futuro da carreira

   Funcef

   Defesa da Caixa

A discussão sobre a organização do movimento será comum a todos os grupos. O congresso reunirá delegados de todo o país, com participação garantida de empregados da ativa e aposentados — estes últimos assegurados na mesma proporção dos ativos, com ao menos um representante por estado.

Os congressos e fóruns estaduais preparatórios, que definirão propostas e delegações, terão datas divulgadas em breve. A delegação ao Conecef será limitada a 50% do número de participantes desses encontros, e a paridade de gênero será obrigatória.

Programação proposta

21 de agosto (quinta-feira)

     Aprovação do regimento

     Reunião dos grupos temáticos

     Abertura conjunta dos congressos dos bancos públicos federais

22 de agosto (sexta-feira)

     Defesa de teses e debates dos grupos

     Plenária final

     Abertura da Conferência Nacional dos Bancários

Mudança na coordenação

Durante o encontro, foi anunciada a mudança na coordenação da CEE/Caixa. Rafael de Castro (Contraf-CUT/Fenae) deixou o cargo, sendo substituído por Felipe de Albuquerque Pacheco, da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Estado do Paraná (Fetec-CUT/PR).

A reunião contou ainda com a presença de Valfrido Oliveira, presidente da Fenacef, reafirmando o compromisso com a participação dos aposentados e a importância da Caixa pública e social.

Próximos debates

Para dar continuidade à preparação do Conecef, a CEE/Caixa participará, no próximo dia 7 de maio, de uma reunião ampliada das Comissões de Organização dos Empregados (COEs) dos bancos públicos e privados, na sede da Contraf-CUT, em São Paulo. O encontro servirá para alinhar estratégias e ações do movimento sindical bancário para o próximo período