Notícias
Sindicato dos Bancários de Sergipe e Banese celebram o novo PEA
O novo PEA é, até aqui, a melhor proposta acordada entre o Sindicato e o banco estadual, fruto de intensas negociações”, afirma Adilson Azevedo*
O Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) e a direção do Banco do Estado de Sergipe (Banese) assinaram nesta segunda-feira, dia 20 de outubro, a nova proposta do Programa de Estímulo à Aposentadoria (PEA), referente ao aditivo do acordo 2024/2026.
De acordo com o presidente do SEEB/SE, Adilson Azevedo, o novo PEA é, até aqui, a melhor proposta acordada entre o Sindicato e o banco estadual, fruto de intensas negociações. “O novo PEA garante condições favoráveis para os empregados e empregadas que optarem pela adesão ao programa”, afirma a liderança sindical.
Adilson elenca uma série de benefícios em relação aos acordos anteriores: o vale-alimentação foi ampliado de 12 meses para 24 meses, e o Plano de Saúde também foi ampliado de 12 para 24 meses. Além disso, o incentivo ao abono, que era de R$ 85 mil na proposta original, pulou para R$ 92 mil. O plano ainda garante a multa de 40% do FGTS, a isenção de imposto de renda sobre todas as verbas indenizatórias.
Os prazos para adesão serão definidos brevemente pelo banco e os desligamentos serão em duas chamadas: 10 vagas em junho de 2026, e as outras 10 vagas, em dezembro de 2026.
Embora a proposta disponibilize um total de 20 vagas para possíveis elegíveis, caso apareça um número maior de elegíveis interessados, o sindicato buscará ampliação de vagas junto ao banco.
No acordo ficou estabelecido que “caso o número de adesões, em determinado semestre, exceda o quantitativo de vagas prevista o banco deliberará a aceitação das inscrições excedentes, garantindo que não aja aumento no total de adesões anuais”. Exemplificando, se apenas cinco pessoas aderirem ao desligamento na primeira chamada, os outros 15 serão contempladas na segunda chamada.
“Conquistamos avanços importantes na proposta apresentada pelo banco. O novo PEA é um plano de aposentadoria justo, ao mesmo tempo que assegura a reposição do quadro funcional, preservando o atendimento nas agências e fortalecendo o banco. Conseguimos alterar a proposta original do banco para melhor. Esse acordo é inédito, por isso a importância do papel do Sindicato, garantido no ACT/Banese”, afirma Adilson Azevedo.
Aprovação em Assembleia
O acordo foi aprovado por unanimidade em assembleia presencial dos baneseanos e baneseanas (elegíveis e interessados no PEA), realizada no dia 15 de outubro.
Por Déa Jacobina Ascom do SEEB/SE